Voltar
Publicado em: 18/03/2016 às 15:55

Palestra da Academia de Ciências da Bahia lota espaço Lazareto

Por: Ascom/Fapesb

download (5)

Com o auditório do espaço Lazareto lotado, aconteceu nesta sexta-feira (18), a palestra gratuita “A evolução da pesquisa em Química na UFBA e, de modo geral, no Estado da Bahia, nas quatro décadas mais recentes”, ministrada pelo Prof. Dr. Jailson Bittencourt. Iniciativa da Academia de Ciências da Bahia, a palestra tratou sobre evolução da pesquisa em Química, principalmente sobre os avanços na área para o Estado.

Bittencourt explica que o objetivo da palesta foi fazer um balanço de como a química pegou capilaridade no Estado da Bahia, como pesquisadores foram ocupando o interior do estado, de que modo os cursos de pós-graduação surgiram, bem como o papel da Ufba neste cenário num período de 1976 a 2016, ou seja, 40 anos.

“Você pode trabalhar com temas locais, que seja, agora, a leitura e a linguagem tem que ser a que todos entendam. Não pode ser uma novidade só na Bahia, só em Feira de Santana, para ser novidade tem que ter repercussão e essa é a mensagem que eu quero passar: não deixem seu local sem que você olhe, mas olhe sobre uma linguagem refinada”, disse o professor Jailson Bittencourt.

O professor Olival Freire destaca a importância do trabalho realizado pelo professor Jailson para as futuras gerações de pesquisadores da Bahia. “Ele mostrou a capacidade de se fazer trabalho científico de primeiríssima qualidade, a capacidade de aglutinar equipes, de atrair pesquisadores. Acho muito relevante que as instituições da Bahia que prestem devido reconhecimento a nossos mais brilhantes cientistas. Jailson é um cientista que honra a Bahia, que honra a universidade em que ele foi criado e, portanto, deve ser considerado assim”, afirmou.

Voltar