Publicado em: 11/08/2011 às 14:27

Palestra do professor Maurício Barreto abordou estudos em pesquisa epidemiológica na Bahia

Ocorreu na última terça-feira, 09/08, na FAPESB, palestra com o professor e mestre em Epidemiologia, Maurício Barreto. Sob o tema “A pesquisa epidemiológica: fundamentos e alguns exemplos”, o professor apresentou o Programa Integrado em Doenças Infecciosas e Deficiências Nutricionais, do qual é coordenador. Barreto também coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, em Salvador, que recebe apoio da FAPESB.

Um dos estudos apresentados por Barreto teve como foco a vacina contra a tuberculose, a chamada BCG. Seus resultados foram importantes para desmistificar a necessidade da segunda dose. O palestrante explicou que apesar de ser aplicada na criança ao nascer, em muitos locais do país a BCG não vinha apresentando eficácia. Por conta disto, decidiu-se aplicar uma segunda dose. Diante das justificativas pouco convincentes para a revacinação, Barreto decidiu orientar um estudo na Bahia com cerca de 350 mil crianças em 763 escolas.

Cerca de 2 milhões de crianças vinham sendo revacinadas anualmente no Brasil. Os estudos concluíram que a segunda dose da BCG tinha apenas 9% de eficácia e que, portanto, era irrelevante. “Esse estudo evitou a exposição das crianças e custos elevados da vacinação”, disse o professor Barreto. Com os resultados desses estudos, em maio de 2006 a campanha da segunda dose da BCG no Brasil foi suspensa.

Outro trabalho apresentado na palestra trata dos estudos em saneamento e saúde realizados na Bahia. Segundo Barreto, há poucas evidências científicas e estudos de qualidade sobre saneamento no Brasil. “Resolvemos estudar algo que parece banal, mas não é. Salvador é um modelo experimental extremamente rico”, disse.

Por meio do programa Bahia Azul, equipes coordenadas por Barreto fizeram pesquisas em diversas áreas de Salvador, com crianças até três anos de idade. De 1997 a 2003 foram realizados mais de 23 mil exames parasitológicos e 259 mil visitas domiciliares. Com as intervenções, houve uma redução na incidência de doenças de 24%, chegando a 40% em áreas mais pobres. O artigo proveniente deste trabalho foi selecionado, em 2008, como um dos dez melhores artigos do ano pela Science, uma das mais prestigiadas revistas científicas do mundo.

Ao final da palestra, o professor Barreto falou sobre os dois estudos que estão em curso. Um deles, o SCAALA (Social change, asthma and allergy in Latin America), desenvolve pesquisas sobre os fatores desencadeadores da asma na América Latina. O segundo, ELSA (Estudo Longitudinal de Saúde dos Adultos) realiza exames periódicos em adultos para avaliar o desenvolvimento de doenças crônicas, como doenças vasculares e diabetes. “Estes estudos devem mobilizar atualmente uns 150 pesquisadores no Brasil. É uma grande plataforma de investigação para o futuro”, concluiu o professor.

Fonte: ascom.fapesb