Publicado em: 20/03/2014 às 17:49

Parcerias Federais e Internacionais são foco de discussão no CONFAP

Nos dias 17 e 18 de março, ocorreu, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerias, o Fórum Nacional do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), com a presença de representantes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), de órgãos de fomento federais e de organizações internacionais de apoio e disseminação de atividades de pesquisa científica e tecnológica.

Durante a abertura do evento, ocorreu a inauguração da nova sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em que o presidente do Confap, Sergio Luiz Gargioni, destacou a importância das ações das FAPs no desenvolvimento da sociedade. Segundo Gargioni, os investimentos conjuntos das Fundações de Amparo ultrapassam os R$ 2,5 bilhões anuais.

No primeiro dia do Fórum, dentre outros temas, discutiu-se a votação da PEC 290, que trata da alteração e acréscimo de termos à Constituição Federal para estimular a parceria científica entre os setores público e privado, marcada para quarta-feira (19), no Plenário da Câmara dos Deputados.

No segundo dia, foi aprovado o Regulamento do Programa de Cooperação CAPES/FAPs, que prevê acordos ou convênios entre ambas as instituições, com o objetivo de promover a capilaridade das ações voltadas à formação de recursos humanos altamente qualificados, com vistas a reduzir assimetrias regionais, fortalecer e ampliar a pós-graduação nos estados.
Um dos temas centrais do segundo dia foi o de cooperações internacionais, em que foram discutidas perspectivas de articulação e de apoio das FAPs a projetos cooperativos no Brasil e no exterior. Os participantes apresentaram e discutiram algumas iniciativas de apoio compartilhado a projetos de pesquisa científica e tecnológica.

Durante o Fórum, foi assinado um memorando de entendimento entre o Confap e o British Council, conselho britânico que tem entre suas missões o estímulo à cooperação científica e tecnológica internacional com o Reino Unido. O documento estabelece uma plataforma legal para o desenvolvimento de atividades em conjunto com as FAPs para a formação e o intercâmbio de cientistas entre Brasil, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e atividades de integração em pesquisa, inovação e políticas públicas, entre outras.

Em seu discurso, Sergio Gargioni lembrou da missão realizada em outubro do ano passado em que nove FAPs, dentre elas a FAPESB, visitaram universidades e instituições de Londres e debateram sobre o tema de Tecnologias de Baixo Carbono.

Por: Ascom/Fapesb (Com informações da Agência Fapesp)
Foto: representantes das FAPs reúnem-se no CONFAP