Publicado em: 04/07/2016 às 08:50

Parque Tecnológico abriga defesa de tese de doutorado

Provando, mais uma vez, a versatilidade e dedicação voltadas para ações que envolvam ciência, tecnologia e inovação, o Parque Tecnológico da Bahia foi palco, na manhã desta sexta-feira (1°), de uma defesa de tese de doutorado. O pesquisador trabalha na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que, assim como o equipamento, é um braço da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti).

O trabalho, orientado e co-orientado, respectivamente, pelos doutores Elias Souza e Núbia Ribeiro (Ifba), foi desenvolvido por Alzir Mahl, coordenador de Apoio à Competitividade Empresarial da Fapesb e foi apresentado à banca composta pelos também doutores Marcelo Gonçalves (Senai/Cimatec); Olival Júnior e Gervásio Santos (Ufba); e Rogério Quintella (UFSB).

Trata-se de uma análise sobre a Evolução dos Sistemas Regionais de Inovação do Brasil no Período de 2000 a 2011, cujos pontos cruciais e mais relevantes foram debatidos durante a defesa, assistida por profissionais das entidades estaduais e também por integrantes de startups e empresas residentes do Parque.

Receber a notícia que as horas de dedicação valeram a pena em um local moderno, com vocação coincidente com o tema tratado durante a tese, fez a conquista do título de doutor ser ainda mais comemorada. “Hoje, os sistemas regionais de inovação são elementos fundamentais que auxiliam a realização de inovação tecnológica pelas empresas. Esse estudo serve como embasamento para futuras análises e estruturação do sistema regional baiano”, planeja Alzir.

O chefe de Gabinete da Secti, Roberto de Pinho, é enfático ao afirmar que “a realização dessa defesa de tese é oportuna, pois se trata de um trabalho sobre os sistemas regionais de inovação e o Parque Tecnológico é, justamente, uma peça muito importante do nosso sistema regional de inovação”. Além de Pinho, estavam presentes o superintendente de Inovação e a diretora de Inovação e Competitividade da Secti, respectivamente, Thomas Buck e Mara Souza, além de representantes de instituições de ensino e profissionais que atuam no equipamento científico.

Fonte: SECTI/BA