Publicado em: 30/04/2014 às 11:04

Pesquisadores apresentam projetos no Concurso Ideias Inovadoras da Fapesb

Neste ano, o Concurso foi dividido em seis categorias, sendo elas: (1) Estudantes de Ensino Médio ou Ensino Profissional Técnico de Nível Médio; (2) Graduandos; (3) Pós Graduandos Lato Sensu e Stricto Sensu; (4) Pesquisadores; (5) Graduados Independentes; e (6) Inventores Independentes. O estudante do curso técnico de Tecnologia Eletro-Eletrônica do IFBA, João Marcelo Rocha, 19 anos, apresentou dois projetos que, segundo ele, foram feitos para facilitar a vida das pessoas: o Monitorador de Berço e a Planta Didática de Baixo Custo. “Eu e meus colegas temos um grupo de pesquisa chamado INNOVO Engenharia onde buscamos desenvolver projetos voltados para a melhoria de vida da população”, disse.
E por falar em melhoria, o Engenheiro de Mecatrônica da UNIFACS, Newton Filho, 23 anos, desenvolveu um aplicativo que promete otimizar o sistema de entrega de pizzas, o PIZZAPP, que já vem sendo utilizado em Salvador, Lauro de Freitas e Brasília. Caso ganhe o prêmio no Concurso Ideias Inovadoras, Newton já tem planos para o dinheiro: “Vou investir no produto. Preciso de vendedores na rua fazendo captação de clientes, funcionários full time. Tive custos com o registro da marca no INPI. Muitos custos estão surgindo”, explica.
Pensando em trazer comodidade para as pessoas, o pesquisador Antônio Bacelar, 36 anos, criou um zíper de fácil encaixe para que o usuário possa trocá-lo sozinho. É o Cursor removível universal de zíper. Antônio, que é coordenador de curso no setor têxtil vestuário do SENAI garante que ninguém precisará mais levar a calça na costureira para trocar o zíper: “Fica custoso tirar o zíper completo e colocar outro. Esse cursor vai facilitar a troca do zíper quando o anterior der defeito”, diz.
O microempresário Antônio José Fonseca, 51 anos, diz que desde crianças é apaixonado pela área de energias alternativas renováveis. “Do jeito que o planeta está, precisamos substituir o petróleo para gerar energia.” Antônio teve dois projetos aprovados para a fase 3 como inventor independente: o Retroiluminador solar para ambiente movido a energia solar e o Rastreador solar para placa fotovoltaica autoalimentado. “Desde 2006 eu desenvolvo estes projetos. Temos várias fontes alternativas disponíveis na natureza e poucos são utilizados. Precisamos explorar os recursos naturais” falou o empresário.
A partir dos resultados e relatórios produzidos pelos consultores ad hocs, responsáveis pelas avaliações na Fase 3 do Concurso, a diretoria executiva da Fapesb selecionará e classificará até três projetos para premiação por Categoria. A avaliação foi feita mediante os critérios de originalidade, aplicação prática para resolução de problemas, impactos da inovação, diferenciação, capacidade de inserção no mercado, perfil do empreendedor ou da equipe e clareza na apresentação. O resultado final só será divulgado no evento de premiação, que está previsto para o dia 6 de junho deste ano. Os premiados receberão um cheque no valor de R$ 15 mil, R$ 10 mil e R$ 5 mil para primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente.
Por: Lorena Bertino – Ascom/Fapesb