Voltar
Publicado em: 05/08/2016 às 11:10

Projeto apoiado pelo edital Tecnova beneficia setor têxtil da Bahia

Por: Ascom/Fapesb

Com cerca de 30 iniciativas de cunho sustentável aplicadas na empresa Camisas Polo Salvador e pensando em mais uma inovação, o empresário Hari Hartmann elaborou o projeto ‘Sistema Pantográfico para Corte Automatizado de Tecidos de Baixo Custo para Micro e Pequenas Empresas do Setor Têxtil’, apoiado por meio do edital Tecnova da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

A máquina está em fase de finalização para instalação na sede da fábrica da Camisas Polo Salvador. A mesa de corte automatizada com fixação do tecido a vácuo e que utiliza sistema pantográfico vai otimizar a produção, reduzir o tempo de fabricação do produto, custos e agregar valor ao produto final. O projeto visa beneficiar às micro e pequenas empresas do setor têxtil do estado.

O empresário Hari Hartmann afirma que “o recurso da Fapesb veio em boa hora, pois me comprometi que a gente iria construir um protótipo que possa ser replicado e vendido ao micro e pequeno empresário que não tem acesso ao recurso. Fizemos a construção do equipamento em um tempo recorde, em cerca de um ano e meio, sendo feito por uma empresa incubada pelo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Ceped), em Camaçari”.

“Sem esse projeto a empresa Camisas Polo Salvador não teria condições de adquirir um produto similar, visto que os existentes no mercado custam entorno de 900 mil reais. A ideia era desenvolver um equipamento a 30% do valor e futuramente colocar esse produto no mercado para que outras empresas de menor porte possam adquirir contribuindo para o crescimento do setor de confecções”, explicou o consultor e engenheiro de produção, Marcelo Luis Bervian.

O edital Tecnova que é uma parceria entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fapesb tem como objetivo, apoiar, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não-reembolsáveis), o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores de empresas baianas com fins lucrativos para o desenvolvimento dos setores econômicos, considerados estratégicos pelas políticas públicas federais e aderentes à Política de Inovação do Estado da Bahia.

Voltar