Publicado em: 03/10/2012 às 16:50

Secretário da Educação da Bahia apresenta na FAPESB o Projeto Ciência na Escola

O Secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, esteve presente na manhã de hoje, 03/10, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), para apresentar o Projeto Ciência na Escola, que faz parte do Programa Todos Pela Escola do Governo do Estado. O Programa tem como meta elevar os índices de aprovação para 90% nas séries iniciais do ensino fundamental, 85% nas séries finais e 80% no ensino médio até 2014.

Como parte do Programa, o governo está desenvolvendo projetos estruturantes do trabalho pedagógico com ações voltadas para cada etapa do ensino. Nas séries iniciais do ensino fundamental, por exemplo, o projeto Pacto com Municípios busca alfabetizar as crianças na idade apropriada, distribuindo material pedagógico para crianças e professores, além de oferecer capacitação para os mesmos. Há também um sistema de avaliação dos alunos do segundo ano do ensino fundamental, feita individualmente, que permite à escola verificar o desenvolvimento e o aprendizado de cada aluno. “É um projeto bem sucedido que está marcando a educação na Bahia e trará resultados consistentes, pois suas ações visam exatamente professores e alunos, mas com foco no aluno, respeitando o direito fundamental da criança de aprender”, disse o secretário. Existem, ainda, outros programas voltados para as séries finais do ensino fundamental, para o ensino médio e a educação integral, dentre eles o Ciência na Escola.

O Programa Ciência na Escola tem como objetivo promover a Educação Científica na rede de escolas estaduais da Bahia dirigindo esforços tanto para a escola quanto para as comunidades escolar e acadêmica. Para as escolas, a secretaria está desenvolvendo ações de formação de professores, distribuição de material didático para alunos e professores e conteúdos científicos digitais: “A secretaria tem feito um esforço grande no sentido de construir um ambiente digital para as escolas”, afirmou o secretário.

Para a comunidade escolar, estão sendo promovidas feiras de ciências, que, segundo o secretário, têm um papel importante na popularização da ciência uma vez que levam-na para além dos muros da escola, aproximando-a da comunidade. Há, também, o Ciência Móvel, que disponibiliza um veículo para percorrer as escolas de diversos municípios, apresentando atividades científicas, e o Centro Juvenil de Ciência e Cultura – CJCC, que busca promover o acesso dos estudantes a temáticas contemporâneas em um ambiente para experimentação.

A comunidade acadêmica participa por meio de Workshops de Educação Científica e através da articulação entre Academia e Escola. Em 2012, foram realizados dois Workshops dos quais participaram todas as Universidades do estado da Bahia, o Conselho Estadual de Educação, além da SECTI, FAPESB e professores da educação básica.

A Secretaria conta com 20 núcleos colaborativos operacionais de formação de professores, criados a partir dos Territórios de Identidade, para utilização do livro “Bahia, Brasil: espaço, ambiente e cultura”, que já está sendo utilizado por mais de 120 mil alunos da 5ª e 6ª séries. Inicialmente, neste ano de 2012, foram atendidos professores de Ciências e Geografia de 500 escolas, mas, segundo o secretário, muitas outras poderiam ter sido atendidas se não houvesse a greve: “Eu já vi muitas greves na universidade, mas eu não imaginava o estrago que pode ser a greve na educação básica. É trágico e triste, mas é uma realidade brasileira”, desabafou. A previsão é que em 2013 os professores de todas as escolas sejam atendidos.

Está previsto, ainda para 2012, o lançamento de um Edital da FAPESB em parceria com a Secretaria de Educação para a “Inovação em Práticas Educacionais nas escolas públicas da Bahia”. O Edital terá o valor de R$ 3 milhões para o financiamento de projetos em parceria entre Universidade e Escola.

A palestra, promovida pela Academia de Ciências da Bahia (ACB), contou com a presença de professores e pesquisadores do meio acadêmico de Salvador. “Essa atitude da direção da ACB é, para nós, extremamente importante porque oportuniza que em ambientes onde estão aglutinados os principais cientistas da Bahia, nós possamos apresentar o que está sendo feito na área da ciência visando o fortalecimento da educação básica do estado”, disse o secretário.

Fonte: Lorena Bertino – Ascom/FAPESB
Foto: Profa. Eliane Azevedo, Secretário Osvaldo Barreto e Diretor da ACB, Roberto Santos na mesa de abertura