Publicado em: 15/07/2015 às 17:13

Secretário de Educação, Osvaldo Barreto, realiza palestra na Fapesb

O Secretário de Educação, Osvaldo Barreto, realizou, nesta quarta-feira, 15/07, uma palestra na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), onde apresentou o programa Educar para Transformar. Estiveram presentes docentes, pesquisadores e membros da Academia de Ciências da Bahia.

Entendendo a educação como força motriz de transformações sociais, o projeto Educar para Transformar visa melhorar a qualidade da educação na Bahia por meio de parcerias entre os diversos setores da sociedade. Segundo o secretário, o programa tem como metas a alfabetização infantil até os oito anos de idade e a permanência de todas as crianças e jovens na escola, com desempenho adequado à série cursada.

Alguns dos eixos do Educar para Transformar são: Colaboração entre Estado e Municípios, Fortalecimento da Educação Básica, Educação Profissional, Parceiros da Escola (parceria entre Escola, Universidades, Empresas e Organizações em prol da educação) e a Integração Família – Escola. Esses eixos deverão ser implantados simultaneamente para que possibilitem, segundo o secretário, “a formação do estudante crítico, autônomo, capaz de protagonizar o seu processo de aprendizagem e com vistas ao exercício pleno da cidadania”.

Para garantir que estudantes de áreas remotas possam cursar e concluir o ensino médio a Secretaria lançou o EMITec (Ensino Médio com Intermediação Tecnológica), que promove aulas via satélite, em tempo real e com interação entre aluno e professor. A fim de tornar o aprendizado mais amplo e dinâmico, o programa prevê a participação dos alunos em projetos de arte, ciência, cultura e esporte e a apresentação desses projetos em âmbito regional e estadual por meio de encontros, saraus, festivais e mostras.

Outro importante projeto citado foi o programa Ciência na Escola, apadrinhado por Dr. Roberto Santos, ex-Governador do Estado da Bahia e atual Presidente da Academia de Ciências da Bahia. O programa visa promover a educação científica inserindo o estudante no próprio processo de aprendizagem, gerando assim, experimentos, investigações e vivências que serão apresentadas, anualmente, na Feira de Ciências e Matemática da Bahia. Alguns desses experimentos ganham repercussão nacional e internacional.

Ao final da palestra, os presentes puderam conversar com o secretário e fazer sugestões, bem como tirar dúvidas sobre os programas implementados pela secretaria. A discussão foi mediada por Dr. Roberto Santos e contou com a presença de autoridades das áreas de ciência e educação como Manoel Barral, Diretor da Fiocruz, Dora Leal, ex-Reitora da Universidade Federal da Bahia e Edivaldo Boaventura, Vice-Presidente da Academia de Ciências da Bahia.

Fonte: Ascom/Fapesb