Voltar
Publicado em: 30/08/2012 às 20:26

Secretários do nordeste buscam unificar e desenvolver a região na área de CT&I

Por: Ascom/Fapesb

Secretários do Consecti (Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I) e presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa do nordeste reuniram-se na última sexta-feira, 24, de agosto na capital pernambucana para consolidar o Plano do Nordeste de CT&I.
O Plano do Nordeste de CT&I busca alinhar, unir, os estados da região para que os entraves sejam resolvidos de forma mais eficaz e rápida, e assim, conseguir desenvolve-los na área de ciência, tecnologia e inovação que é tão estratégia para o crescimento econômico e social.
No encontro cada secretário expôs a situação de seu estado, colocando suas ações e políticas desenvolvidas e os problemas que precisam ser resolvidos. “Ficamos com uma boa visão geral do que está sendo feito na região”, afirmou Eduardo Setton, vice-presidente do Consecti e secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Alagoas em sua página pessoal.
Além dos secretários apresentarem as questões dos seus estados, a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Tânia Bacelar, explanou sobre as oportunidades, desafios, riscos futuros e mudanças na base produtiva do Nordeste. E com isso a futura elaboração do Plano do Nordeste de CT&I poderá ser realizada de forma mais completa e de acordo com a realidade da região.
O Plano Nordestino de CT&I será projetado pelo CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégico) organização social ligada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. O diretor do CGEE, professor Antônio Galvão, no final da reunião sintetizou o que foi abordado e fez o esboço do que será o Plano do Nordeste de CT&I.
O encontro determinou que no dia 01 de outubro, também em Recife, os secretários e presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa farão uma nova reunião para que Galvão e Tânia apresentem os eixos estruturantes e uma metodologia à montagem do Plano do Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Fonte: Ascom/Consecti

Voltar