Voltar
Publicado em: 22/08/2011 às 14:35

Simpósio do Papaya Brasileiro oferece cursos aos participantes

Por: Ascom/Fapesb

No V Simpósio do Papaya Brasileiro, principal fórum de integração dos agentes da cadeia produtiva do mamão, que vai acontecer de 31 de outubro a 4 de novembro em Porto Seguro (BA), os interessados têm a oportunidade de participar de cursos sobre manejo de pragas e doenças, nutrição, irrigação e fertirrigação do mamoeiro e elaboração de projetos de implantação de pomar de mamão. Os cursos vão ocorrer nos dias 1º, 2 e 4, das 8h às 9h. “Eles se repetirão por três vezes para que todos tenham a oportunidade de participar”, afirma o presidente da comissão organizadora, o pesquisador Jorge Loyola. Todas as informações estão disponíveis no site do evento (www.papayabrasileiro.com.br).

O evento é organizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) com apoio de diversos parceiros e vai reunir pesquisadores, professores, extensionistas, produtores e estudantes no Náutico Praia Hotel & Convention Center para trocar experiências e informações científico-tecnológicas, sob o tema “Inovação e sustentabilidade”.

Programação – Serão sete painéis, abrangendo 27 palestras, sendo três palestrantes internacionais, que vão tratar de melhoramento genético, do mercado internacional e das perspectivas do processamento de mamão em âmbito mundial.

Clínicas de fitossanidade – Outro aspecto inovador são as clínicas de fitossanidade. Haverá a interação direta dos agentes da cadeia produtiva com pesquisadores, em termos de discussão de pragas e doenças. “Nosso objetivo é que o indivíduo leve o seu problema e, ali, com o pesquisador, ele obtenha a receita do que deve ser feito, seja na identificação, seja no controle do problema fitossanitário”, explica o pesquisador.

Envio de resumos – Os interessados devem ficar atentos ao prazo de envio dos trabalhos técnico-científicos sob a forma de resumos expandidos. A data-limite é 31 de agosto. IMPORTANTE: Para enviar resumos é preciso estar inscrito no simpósio. As inscrições devem ser feitas pelo site (www.papayabrasileiro.com.br).

Parceiros – O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Syngenta. O simpósio também tem o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Associação Brasileira dos Exportadores de Papaya (Brapex), Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), Funcredi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Correios, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Agência Estadual de Defesa Sanitária da Bahia (Adab).

Fonte: Embrapa

Voltar