Publicado em: 18/05/2015 às 08:31

UNEB discute com Fapesb estratégias de potencialização do fomento à pesquisa

051_ Foto 18_05_2015

O reitor da UNEB, professor José Bites de Carvalho, se reuniu com o novo diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Eduardo Santana de Almeida, para discutir o papel das Universidades Públicas Baianas, em especial a UNEB, na política de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação.

O reitor pontuou as iniciativas da UNEB nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e relações internacionais. Destacou, por exemplo, o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que atua diretamente na área do ensino, mas que também funciona como uma importante ação de iniciação científica.

A visita, que teve como objetivo inicial dar as boas vindas à nova diretoria da Fapesb e apresentar a gestão da UNEB, se configurou em um importante momento para discutir estratégias de potencialização das políticas de fomento à pesquisa como meio de consolidação da Universidade na busca de excelência acadêmica.

Eduardo Santana de Almeida afirmou que a Fundação pode ampliar as ações de fomento à pesquisa para doutorados, o que se afina com as ações da UNEB voltadas para a implantação de Doutorados Interinstitucionais (Dinter) em campi do interior.

O encontro contou também com a presença da vice-reitora da UNEB, professora Carla Liane, dos pró-reitores de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), professor Atson Fernandes, de Extensão (Proex), Maria Celeste de Castro, e outros membros da Equipe Central de Gestão Universitária (ECGU) da Universidade.

Ao discutir a relevância da ampliação das políticas de fomento à pesquisa, a vice-reitoria, professora Carla Liane, pontuou que estas ações devem“fortalecer a política de captação de recursos, garantindo suporte institucional aos pesquisadores das diferentes áreas na captação e execução dos projetos beneficiados”.

De acordo com a vice-reitora o fortalecimento da produtividade tende a repercutir na pontuação dos programas de pós-graduação, na criação de novos programas da universidade e no desenvolvimento do Estado.

Fonte: www.uneb.br