Publicado em: 11/09/2015 às 20:26

V Workshop de Pesquisa do Senai contou com o apoio da Fapesb

O Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Eduardo Almeida, participou ontem (10/09) da abertura do V Workshop de Pesquisa, Tecnologia e Inovação (PTI) e I Simpósio Internacional de Inovação e Tecnologia (SIINTEC). Os eventos têm o objetivo de contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico do país, engajando a academia e a indústria envolvida em pesquisa e desenvolvimento. O PTI é um evento promovido pelo Senai Bahia desde 2011. Visando ampliar a atuação do evento e a disseminação do conhecimento o PTI trouxe a realização do I SIINTEC para enriquecer os debates a nível internacional. O tema do evento foi “Desafios para a sustentabilidade global”.

Fizeram parte da mesa de abertura Leone Peter Andrade, Diretor de Tecnologia e Inovação do Senai DR BA, Alex Álisson Santos, gerente da Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec, Lilian Lefol professora e coordenadora do Programa de Recursos Humanos da ANP-PRH 55, Josiane Dantas, coordenadora do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial (GETEC) e o pesquisador visitante Ivan Costa da Cunha Lima, que fez uma palestra com o tema “Desenvolvimento Científico Sustentável em um Estado Planejado: Estudo de Dois Casos”.

Leone Peter lembrou que o V PTI e o I SIINTEC ocorreram paralelamente a outro evento chamado Mundo SENAI, organizado em todo o país pelo Senai Nacional: “A ideia deste evento é aumentar ao máximo o contato do Senai com a comunidade, e o Mundo Senai congrega em um único evento uma série de iniciativas que vem sendo feitas nacionalmente”. Peter citou como exemplo o Senai Casa Aberta, cuja missão, segundo ele, é abrir as portas do Senai para toda a comunidade, incluindo alunos, comunidade científica e industrial. “Estes eventos ficavam muito restritos ao Senai, daí veio a ideia de juntar isso tudo em um único evento, com um esforço nacional para se conectar o máximo possível com toda a comunidade”, disse.

Peter disse ainda que na Bahia o Mundo Senai tem uma dimensão maior do que no resto do país e explicou o motivo: “Essa unidade, além de ter uma escola técnica tradicional do Senai, tem um centro tecnológico chamado Centro Tecnológico Senai Cimatec, que é uma das referências no país em projetos de inovação envolvendo empresas. O Senai Cimatec lidera nacionalmente o ranking dos institutos Embrapi que hoje é o principal programa federal de apoio à inovação industrial”. De acordo com Peter, a instituição está à frente em número de projetos e em volume de recursos aportados. Além da escola técnica e do centro tecnológico, o Senai Cimatec abriga também a faculdade Senai Cimatec, que está sendo transformada em um centro universitário. Sobre o V PTI, Peter afirma: “Esse evento coroa todo o esforço de várias frentes que vem sendo feitas no âmbito da instituição para promover a educação de excelência, pesquisa, tecnologia e inovação industrial”.

Para Eduardo Almeida, o evento é importante porque engloba os aspectos da ciência e da inovação ao mesmo tempo: “Normalmente, temos um evento muito mais científico ou um mais de inovação e esses dois eventos aqui juntos me chamam a atenção pelo aspecto científico, com a presença de pesquisadores e de sessões técnicas, pelo aspecto de inovação, que está sendo bem discutido e também pelos espaços abertos com a característica do hands on. Temos a oportunidade de ver coisas práticas sendo prototipadas e apresentadas e isso é bem relevante para todos que estarão participando do evento”.

O evento ocorreu até a noite desta sexta-feira e contou com uma extensa programação que incluiu palestras, mesas redondas, exposições e sessões técnicas, encerrando-se com a premiação dos melhores trabalhos.