Voltar
Publicado em: 07/07/2017 às 16:32

Bolsista de IC da Fapesb tem artigo publicado em revista internacional

Por: Ascom/Fapesb

Ingressar na pesquisa científica com o sonho de se tornar um grande pesquisador e publicar artigos em revistas internacionais, é o desejo de muitos jovens estudantes. Esse foi o caso do bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), George Lima.

O estudante de Engenharia Química na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) teve seu artigo publicado na revista internacional “Waste and Biomass Valorization”. Natural de Barro Preto, no interior do Estado, o jovem pesquisador conta que sempre se interessou pelas áreas biológicas e exatas: “desde pequeno sempre fui curioso e dedicado nas disciplinas da formação básica. O interesse mútuo pelas áreas biológicas e exatas sempre foi natural”.

O artigo, intitulado “Production and Characterisation of Xylanase and Endoglucanases Produced by Penicillium roqueforti ATCC 10110 Through the Solid-State Fermentation of Rice Husk Residue” é fruto do trabalho de pesquisa do Laboratório de Biotransformação e Biocatálise Orgânica (LABIOCAT), orientado pelo Professor Dr. Marcelo Franco. Além de George, o artigo também é assinado por Nadabe dos Santos Reis, Tatielle Pereira Silva, Marcio Luiz Oliveira Ferreira, Elizama Aguiar-Oliveira e Julieta Rangel de Oliveira, além do professor orientador.

Segundo George, o trabalho buscou uma alternativa sustentável para o emprego de rejeitos na produção de enzimas. “O artigo trata da produção de enzimas celulolíticas através da fermentação em estado sólido do resíduo de arroz. A importância desse trabalho encontra-se no emprego de um rejeito industrial na produção de produtos de alto valor agregado. Anualmente, no Brasil, milhões de toneladas de rejeitos agroindustriais são descartados de maneira irregular em vias urbanas, zonas de mata protegida, corpos d’água e outros ambientes”, explica o bolsista.

Para o orientador do trabalho, o Prof. Dr. Marcelo Franco, a publicação do artigo em uma revista internacional reflete a dedicação de George. “Essa revista é dedicada a publicação de artigos que demonstre a valorização de resíduos e/ou biomassa na produção de produtos de alto valor agregado, além disso, a publicação nessa revista internacional, base Springer, demonstra a qualidade e o mérito cientifico do trabalho desenvolvido pelo bolsista de IC da Fapesb”, destaca o professor.

George Lima destaca também o papel fundamental que a Fundação teve na sua iniciação científica: “Além do apoio do Professor Marcelo Franco e dos integrantes do LABIOCAT, o suporte fornecido pela Fapesb foi, e continua sendo, de fundamental importância para que o trabalho desenvolvesse sem percalços. É necessário ressaltar que o apoio financeiro da FAPESB através de bolsas de iniciação científica é um dos mais importantes meios de suporte ao aluno que sonha em desenvolver pesquisas em ambiente acadêmico. E, devido a isso, sou agradecido a Fapesb por todo seu apoio, assim como, o suporte da minha universidade, a UESC”, afirma.

Voltar