Apoio Científico

O Programa de Parcerias Federais reúne os Programas em que a FAPESB possui parcerias com agências de fomento federais, agrupando, atualmente:

• Programa de Apoio a Núcleos de Excelência – PRONEX;
• Programa Primeiros Projetos para Jovens Pesquisadores – PPP;
• Programa de Apoio a Núcleos Emergentes – PRONEM;
• Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde – PPSUS;
• Programa de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Regional – DCR;
• Redes Nacionais de Pesquisa em Agrobiodiversidade e Sustentabilidade – REPENSA;
• Resgate e Uso das Informações e Disponibilização no Herbário Virtual Autenticado de Espécies da Flora do Brasil – REFLORA;
• Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade – SISBIOTA;
• Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração – PELD;
• Programa de Capacitação em Taxionomia – PROTAX;
• Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT`s
• Programa para Ampliação da Formação de Recursos Humanos Qualificados pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu das Instituições de Ensino Superior do Estado da Bahia – Acordo FAPESB/CapesO principal objetivo deste Programa é promover a melhoria das condições de vida da população brasileira, apoiando projetos de pesquisa científica e tecnológica, que estimulem o desenvolvimento científico e tecnológico regional, em áreas consideradas prioritárias pelo governo federal.
A operacionalização do referido Programa no Estado da Bahia se dá através do lançamento de Editais, conforme os Acordos de Cooperação estabelecidos entre as instituições parceiras.
São parceiros da Fundação no Programa de Parcerias Federais o CNPq, a Capes e o Ministério da Saúde.

I – Pro-Pesquisa

O Programa Pró-Pesquisa tem por objetivo criar condições para o desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e da inovação no Estado da Bahia, por meio do apoio a projetos de pesquisa e da implantação, expansão, recuperação e modernização da infraestrutura de pesquisa em universidades, instituições de ensino superior e centros tecnológicos, públicos ou particulares (sem fins lucrativos), localizados no Estado da Bahia.

O Programa é operacionalizado mediante o lançamento dos Editais de Apoio a Projetos de Pesquisa (Edital Universal) e de Infraestrutura de Pesquisa.

1 – Apoio a Projetos de Pesquisa (Edital Universal)
O Edital Universal visa apoiar projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado da Bahia, em qualquer área do conhecimento. Objetiva também estimular a formação de novos grupos de pesquisa, visando o fortalecimento da base de pesquisadores do Estado e o incremento da produção científica baiana, na sua quantidade, diversidade e qualidade.

2 – Apoio à Infraestrutura para Pesquisa (Infra Fapesb)
O objetivo do Edital de Infraestrutura é criar condições para o desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Inovação no Estado da Bahia, através do apoio a projetos de implantação, expansão e modernização de laboratórios, bibliotecas e biotérios.

II – Pro-Políticas

O Programa de Apoio às Políticas Públicas (Pró-Políticas) visa estimular a elaboração de projetos de pesquisa capazes de alavancar setores e atividades consideradas, pelo governo estadual, de importância estratégica para o desenvolvimento da Bahia. O Programa objetiva também diminuir as desigualdades em microrregiões de baixo desenvolvimento científico e tecnológico, possibilitando a melhoria das condições de vida da população.

O Pro-Políticas, através dos seus Editais, busca maximizar o retorno social dos investimentos em CT&I, ao tempo em que alavanca recursos para a pesquisa por meio da formação de um conjunto de agentes financiadores e da definição de temas prioritários de pesquisa para o Estado da Bahia.

O Programa de Cooperação Internacional (Coopinter) busca estreitar as fronteiras entre indivíduos e organizações locais e internacionais, sejam elas governamentais, não governamentais, acadêmicas, empresariais ou industriais.
O Programa objetiva identificar parcerias que possibilitem a troca de informações e oportunidades para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, por meio de duas vertentes: Apoio a Núcleos de Assessoria Internacional e Protocolos de Cooperação Internacional.
O Programa de Popularização da Ciência (Popciências) pretende criar condições favoráveis ao efetivo progresso da democratização do conhecimento científico e tecnológico no Estado da Bahia. Seu objetivo prioritário consiste em estimular, de forma integrada, a popularização de informações científicas e tecnológicas envolvendo escolas, universidades, a comunidade científica, divulgadores da ciência e o público em geral.
O Programa de Popularização da Ciência situa-se no campo de integração entre o desenvolvimento científico e social, contribuindo, através dos projetos apoiados nos Editais, para a melhoria da qualidade da formação educacional, estimulando o interesse da população por questões científicas e colaborando, desse modo, para o exercício da cidadania.
O Núcleo de Apoio Regular (NAR) tem por objetivo disseminar o conhecimento científico e tecnológico e promover a articulação entre grupos e instituições de ensino e pesquisa, no país e no exterior, através de três linhas de fomento:Apoio à Organização de Eventos Científicos e Tecnológicos – linha de fomento destinada a apoiar financeiramente a realização de eventos científicos e tecnológicos, de reconhecida relevância para o Estado, coordenados por pesquisadores vinculados às universidades, instituições de ensino superior, centros de P&D e sociedades científicas localizadas na Bahia. Através desta modalidade de apoio, a Fundação propicia a divulgação de pesquisas, a disseminação de conhecimentos e o intercâmbio entre pesquisadores nos âmbitos local, regional, nacional e internacional.
Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos – nesta modalidade, a Fundação apoia a participação de pesquisadores, vinculados às instituições de ensino superior e pesquisa localizados no estado da Bahia, em reuniões científicas no país ou no exterior, para apresentação de trabalhos de pesquisa de sua autoria, através da concessão de passagens aéreas e terrestres. Com esta linha de financiamento a FAPESB promove a divulgação da produção científica baiana nas esferas nacional e internacional.
Apoio à Publicação Científica e Tecnológica – Linha de apoio destinada ao financiamento de publicações científicas e tecnológicas, em especial aquelas de natureza inédita, produzidas no estado da Bahia, em formato de livros (monográficos ou coletâneas), desde que não seriados. Em casos excepcionais pode ser apoiada a publicação de periódicos para volumes especiais, resultantes de trabalhos realizados por pesquisadores do estado.Para a operacionalização das Linhas de Apoio do NAR são lançados Editais com calendários específicos.
Voltar