Conselho Curador

Release Conselho Curador

Os novos integrantes do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), foram empossados em outubro de 2023. A cerimônia aconteceu na sede da Fundação, no Espaço Lazareto, localizado na Federação. Nos próximos três anos, os 24 membros, entre titulares e suplentes, irão representar centros de pesquisa, universidades, setor empresarial e administração pública, a fim de discutir e deliberar sobre demandas das áreas de ciência, tecnologia e inovação no Estado.

Na ocasião, além da posse, ocorreu também a primeira reunião ordinária do Conselho neste novo mandato, a qual foi presidida pelo secretário da Secti, André Joazeiro, já empossado como presidente do órgão para o triênio 2023 – 2026. Na pauta, a definição do calendário de reuniões ordinárias do exercício 2024, sendo os quatro encontros já agendados para março, junho, setembro e dezembro; a apresentação e aprovação do relatório de contas do exercício 2022, o qual foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros presentes; e a apreciação de resoluções.

Para o secretário da Secti e presidente do Conselho, André Joazeiro, a primeira reunião é um importante marco para os novos conselheiros. Segundo Joazeiro, com a reestruturação da Fapesb é possível executar o orçamento e ampliar o número de bolsas. E Com o Plano Plurianual Participativo (PPA) recorde de R$ 1 bilhão, a restruturação de pessoal na Fapesb e também na Secti, a comunidade pode esperar um ano de 2024 melhor da ciência e da tecnologia.

O diretor Geral da Fapesb, Handerson Leite, considera que, a partir de agora, com a posse do Conselho Curador, a Fundação vai avançar mais nas suas demandas e objetivos. “Hoje, além da posse, tivemos uma boa reunião do Conselho, pois ouvimos os conselheiros e as conselheiras e aprovamos todos os atos que estavam na pauta. A partir daqui, é termos sempre o Conselho como aliado para que possamos avançar cada vez mais nos processos da Fapesb, em busca do

 

Conselho Curador

O Conselho Curador é um órgão consultivo, deliberativo e supervisor. Compete aos conselheiros aprovar as políticas e diretrizes da Fapesb, assim como a programação anual de atividades. Além disso, cabe a eles também a aprovação de critérios e normas específicas que orientem a concessão de apoio técnico e financeiro pela Fundação, além de propostas orçamentárias anual e plurianual, prestações de contas, solicitação de créditos e os demonstrativos contábil, financeiro e patrimonial.

Para consultar o Regimento do Conselho Curador da Fapesb, clique aqui.

Representantes da SECTI

Titular – André Pinho Joazeiro

Suplente – Marcius de Almeida Gomes

Representantes da FAPESB

Titular – Handerson Jorge Dourado Leite

Suplente – Ana Paula Trovatti Uetanabaro

Representantes da Administração Pública Estadual

Titular – Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro – SEC

Suplente – José Bites de Carvalho – SEC

Titular – Roberta Silva de Carvalho Santana – SESAB

Suplente – Paulo José Bastos Barbosa – SESAB

Titular – Manoel Vitório da Silva Filho – SEFAZ

Suplente – Nilma Reis de Oliveira – SEFAZ

Representantes do Setor Empresarial

Titular – Isabel Sartori – FECOMÉRCIO

Suplente – Luis Alberto Brêda Mascarenhas – SENAI-CIMATEC

Representantes das Instituições de Ensino Superior Federais

Titular – Maurício Ferreira da Silva – UFRB

Suplente – Ronaldo Lopes Oliveira – UFBA

Representantes das Universidades Estaduais

Titular – Tânia Maria Hetkowski – UNEB

Suplente – Silvone Santa Barbara da Silva – UEFS

Representantes das Universidades Confessionais e Particulares

Titular – Silvana Sá Carvalho – UCSAL

Suplente – José Gileá de Souza – UNFACS

Representantes dos Institutos e Centros de Pesquisa Federais

Titular – Marilda de Souza Gonçalves

Suplente – Alberto Duarte Vilarinhos

Representantes dos Institutos e Centros de Pesquisa Estaduais

Titular – José Acácio Ferreira – SEI

Suplente – Edgard Porto Ramos – SEI

Representantes da Comunidade Científica

Titular – Elias Ramos de Souza – FINEP

Suplente – Robério Rodrigues Silva

Voltar