Publicado em: 02/05/2017 às 17:06

Bolsista de iniciação científica da FAPESB recebe premiação em evento internacional

A bolsista de iniciação científica (IC) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Natália Nunes de Melo recebeu menção honrosa pelo 3º melhor trabalho apresentado em forma de pôster, no 6º Simpósio Internacional de Nutrição de Ruminantes, na cidade de Botucatu, São Paulo. O evento teve como objetivo reunir pesquisadores em destaque na área de Nutrição de Ruminantes e áreas correlatas do Brasil e da América do Norte.

A estudante de Agronomia, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) apresentou o trabalho “Cocoa meal in diets for sheep: Nutrient intake”, desenvolvido no Laboratório de Pesquisa em Nutrição e Alimentação de Ruminantes (LaPNAR), do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA), com suporte financeiro da Fapesb.

A pesquisa, orientada pela professora Alana Batista dos Santos, bolsista em Desenvolvimento Científico e Regional (Nível C do CNPQ/Fapesb), se debruça sobre a utilização do farelo de cacau na matéria seca das dietas para ovinos em crescimento, por promover melhorias no consumo e na digestibilidade dos nutrientes.

Os resultados do trabalho serão incluídos na tese da veterinária Bruna Rayet Ayub, também bolsista da Fapesb e orientada do Professor UESC/DCAA, José Augusto Gomes Azevêdo, que faz parte da pesquisa em rede financiada pela Fapesb (Edital PRONEM). O grupo LaPNAR/UESC desenvolve pesquisas utilizando recursos regionais como alimentos alternativos para ruminantes conciliando assim, desenvolvimento sustentável e produção animal com preservação ambiental para a região sul da Bahia.