Publicado em: 23/11/2016 às 17:28

Evento da Fapesb promove discussão sobre políticas públicas de CT&I

Mesa de debates faz parte do projeto Diálogos para Inovação e Empreendedorismo

Para fomentar o campo da inovação e do empreendedorismo no Estado, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia realizou nesta quarta (23/11), a palestra “A Municipalização das Políticas de CT&I: desafios e possibilidades para o desenvolvimento local”, ministrada pelo Prof. Dr. Amílcar Baiardi. O debate é uma das ações do projeto Diálogos para Inovação e Empreendedorismo, uma iniciativa da Diretoria de Inovação da Fapesb.

Estiveram presentes na mesa de debate, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Manoel Mendonça; o diretor de Inovação da Fundação, Lázaro Cunha; o Secretário de Ciência e Tecnologia do Município de Luís Eduardo Magalhães, Maçal Tsukamoto; além do Coordenador Executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento Rural, José Augusto Tosato.

Durante o evento, o professor Dr. Amílcar Baiardi fez uma retrospectiva das políticas públicas de CT&I no Estado, até os dias atuais. “A Bahia foi pioneira na implantação de políticas públicas de CT&I, com a Superintendência de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CADCT), que mais tarde deu origem à Fapesb” afirmou o professor.

Já o representante da SDR, José Tosato destacou, durante sua fala, a importância das universidades e das escolas no fomento às áreas de ciência, tecnologia e inovação. “Quais são os limites dos municípios fazerem investimentos diretos em CT&I? Por isso devemos fazer parcerias. Precisamos aproximar os institutos e universidades dos povos e comunidades”, afirmou Tosato.

Pela manhã, dentro do projeto Diálogos para Inovação e Empreendedorismo, aconteceu o debate “A Inclusão Social como Referência para a Concepção de Projetos Inovadores”, com a palestrante Drª Tatiana Velloso. O evento abriu espaço para discussão sobre experiências exitosas no campo da inovação social.