Voltar
Publicado em: 03/06/2016 às 10:48

Fapesb apoia desenvolvimento de software para logística do Bope

Por: Ascom/Fapesb

Um software que pretende sistematizar e otimizar o serviço de logística e pessoal do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Bahia. Com essa finalidade, o autor da proposta, que tem o suporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Capitão Cleiton Carvalho recebeu visita, nesta quinta-feira (2), de representantes da Fundação para acompanhamento e execução do projeto.

Contemplado através do projeto “Desenvolvimento de TI para integrar os processos de coleta, armazenamento, disseminação e uso das informações a fim de desenvolver e capacitar profissionais da PMBA com ênfase nos grandes eventos”, o Capitão Cleiton Carvalho explica que o “desenvolvimento desse software surgiu da própria necessidade que nós tínhamos nas ocorrências, que era desde uma ficha de cadastro dos nossos policiais e com relação também a cautela dos nossos equipamentos para deslocar para as ocorrências”.

Carvalho acredita que neste projeto piloto “o software vai atender a necessidade a parte de logística e de pessoal, facilitando o tempo resposta no atendimento das nossas ocorrências”, ajudando na celeridade de entrada e saída de armamento, de material de consumo, patrimônio, equipamentos de proteção individual e outros. O Capitão avaliou a visita da Fapesb como positiva, “pois esclareceu dúvidas da coordenação do projeto. E também serviu para mostrar como está o andamento do desenvolvimento do software”, concluiu.

A previsão é que o sistema – que está no final da fase de desenvolvimento – comece a operar nos próximos meses – fase de testes – e seja futuramente absorvido por outras unidades de segurança pública do estado. O Bope da Bahia atua em situações que apresentem altíssimo risco a vidas e à coletividade. A tropa é composta por homens treinados nas mais diversas habilidades. Os “caveiras” como são conhecidos, desenvolvem atividades de paraquedismo, mergulho, esquadrão antibombas e como atiradores de precisão.

Voltar