Publicado em: 22/10/2019 às 14:24

Fapesb confirma adesão ao Famelab Brasil 2020; inscrições abertas

Interessados em participar da Chamada devem se atentar aos requisitos e prazos

A Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) confirmou, nesta terça-feira (22), a adesão ao FameLab Brasil 2020. A Chamada de Propostas visa identificar e apoiar estudantes no âmbito da competição internacional FameLab de comunicação científica. O concurso, que foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em 32 países, consiste na realização de uma apresentação oral sobre um tópico de ciência e/ou tecnologia, com a duração máxima de três minutos, sem recurso de PowerPoint ou outro dispositivo eletrônico de apresentação, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis.

Entre os objetivos da Chamada estão: promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos do dia a dia da sociedade; incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação, em especial, a habilidade oral; desenvolver habilidades e oportunidades para cientistas e engenheiros se envolverem com o público de uma maneira interativa e informativa, reconhecendo a importância da comunicação; compartilhar conhecimento, inovação e ciência desenvolvidos em universidades, centros de pesquisa e empresas em uma ampla rede internacional; e fomentar a paixão por ciência e inovação.

Podem se inscrever pessoas com idade mínima de 21 anos, sem limite máximo, e fluentes em português e inglês, que se enquadrem nos seguintes requisitos: brasileiro residindo no Brasil com Mestrado (stricto sensu), doutorado, pós-doutorado e livre-docente, em andamento ou concluído(s), nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira reconhecida pelo MEC;  estrangeiros que estejam devidamente matriculados e cursando mestrado, doutorado, pós-doutorado ou livre-docência nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira reconhecida pelo MEC; e candidatos de anos anteriores que não tenham sido contemplados com o prêmio.

Mais informações, bem como acesso a todos os itens da chamada podem ser consultados pelo endereço www.famelab.com.br. Neste mesmo site, é possível submeter as candidaturas em cadastro eletrônico acompanhado de um vídeo de inscrição. Vale lembrar que a adesão da Fapesb à presente Chamada acontece por meio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).