Voltar
Publicado em: 16/02/2017 às 14:37

Fapesb e Conselho Britânico lançam programa de incentivo à diversidade na ciência*

Por: Ascom/Fapesb

ifba-fapesb-e-conselho-britanico-lancam-programa-de-incentivo-a-diversidadeA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, através de um acordo de cooperação com o Conselho Britânico, lança o Programa de Desenvolvimento e Engajamento Profissional: ‘Diversidade e Inclusão na Ciência’, que vai conceder duas bolsas de mestrado no Reino Unido. O objetivo é alavancar a participação de grupos sub-representados, como mulheres e minorias étnicas, nas áreas de ciência e inovação no Brasil, além de influenciar mais práticas e políticas inclusivas. A iniciativa é uma articulação da Fapesb e da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Sob a linha do Professional Development & Engagement (PDE) do Fundo Newton, o edital vai financiar duas bolsas de estudo, no valor de £40.000 (quarenta mil libras esterlinas) cada. O fundo é uma iniciativa do governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia.

“A Fapesb tem um compromisso muito grande com a inclusão e o reconhecimento de minorias nas áreas da ciência, tecnologia e inovação. Essa parceria com o Conselho Britânico é muito importante nesse sentido. A ideia é que este edital proporcione o reconhecimento, não só no Brasil, mas também no exterior, de pesquisadores de grupos sub-representados nas ciências”, destaca o diretor-presidente da Fundação, Eduardo Almeida.

A chamada pública receberá propostas até o dia 19 de fevereiro de 2017 e as inscrições podem ser realizadas através do site brasileiro do Fundo Newton. Para se candidatar, é necessário possuir excelente histórico acadêmico, além de ter concluído a graduação até dezembro de 2016 em instituições dos estados de Goiás, Paraíba ou Bahia.

 

Fonte: IFBA

 

Link: http://www.jequie.ifba.edu.br/index.php/noticias/712-fapesb-e-conselho-britanico-lancam-programa-de-incentivo-a-diversidade-na-ciencia

 

Facebook
Twitter
Voltar