Voltar
Publicado em: 15/09/2016 às 11:22

Fapesb lança edital de combate a Tríplice Epidemia de Arboviroses

Por: Ascom/Fapesb

Em um cenário crescente de casos de zika, dengue e chikungunya, três principais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) lança o edital apoio a projetos de pesquisa científica e/ou tecnológica de combate a tríplice epidemia de arboviroses no Estado. A submissão de proposta segue aberta até o dia 17 de outubro.

Com a finalidade de fomentar e desenvolver pesquisa científica e tecnológica de combate a tríplice epidemia de arboviroses, os projetos apresentados deverão contemplar, obrigatoriamente, uma ou mais das linhas temáticas definidas pelo edital e devem ser apresentadas por pesquisadores doutores, vinculados a instituições de ensino superior e/ou de pesquisa e desenvolvimento, públicas ou particulares sem fins lucrativos.

O diretor-presidente da Fapesb, Eduardo Almeida ressalta o compromisso da Fundação em impulsionar expansão de pesquisas sobre o zika vírus, dengue e chikungunya. “O momento atual requer uma forte atuação científica para redução no número de casos e sequelas causados por estes vírus”.

As arboviroses são causadas, principalmente, por arbovírus transmitidos por insetos e aracnídeos. Incluem também vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. Os sintomas podem variar, costumando apresentar febre, dor de cabeça, dor nas articulações, náuseas e manchas vermelhas na pele.

Outras informações podem ser conferidas no edital 012/2016.

Voltar