Publicado em: 19/12/2017 às 12:04

Fapesb sedia entrega de medalha e conferência sobre o tema “A Cooperação Científica e Tecnológica Canadá-Brasil”

A Fapesb teve a honra de sediar, no dia 30 de novembro, a entrega de medalha “Nobre Parceria” entre Canadá e Brasil ao Professor Doutor Naomar Monteiro de Almeida Filho. O evento realizado pela Academia de Ciências da Bahia aconteceu no salão Lazareto e além do Doutor Naomar, contou com as ilustres presenças do Embaixador do Canadá Riccardo Savone e do Professor Doutor Ronaldo Lopes de Oliveira, membro e representante da Academia de Ciências da Bahia na ocasião.

Neste ano de 2017 celebra-se o sesquicentenário da Confederação Canadense e o Embaixador Savone selecionou 50 amigos do Canadá que tiveram papel fundamental para o avanço das relações entre os dois países. Assim, não se poderia deixar de homenagear o Professor Dr. Naomar Monteiro de Almeida Filho, pela sua forte atuação e empenho no avanço das relações acadêmicas e interpessoais com o Canadá com uma medalha de “Nobre Parceria”.

“O compromisso entre o Canadá e o Brasil continua dinâmico e diversificado em ciência, tecnologia e inovação. Estabelecer uma cooperação entre dois países não é uma tarefa fácil, leva tempo e esforço considerável para identificar as pessoas certas.” Disse Savone pouco antes da entrega da medalha ao Professor Naomar.

Ao receber o premio, o homenageado, que possui vasta experiência acadêmica em solo canadense, agradeceu a presença de todos e exaltou a cultura do Canadá, ressaltando como esta é acolhedora. Citou uma missão feita pela instituição a qual trabalhava que teve participação da Fapesb e como tal projeto deu a oportunidade de estreitar relações com outras instituições. Por fim, tratou sobre desejo de dar continuidade à virtuosa relação entre Brasil e Canadá.

A última fala do evento veio do Doutor Ronaldo Oliveira, que abordou a presença do Canadá na discussão sobre o processo de internacionalização do ensino superior, lembrou os 50 anos da pós-graduação no estado da Bahia e para encerrar, agradeceu a presença de todos os convidados.