Publicado em: 11/04/2017 às 15:43

#FapesbIndica 11 Filmes sobre Ciência e Tecnologia

1. A Teoria de Tudo

Baseado na biografia do astrofísico Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem cientista (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge, Jane Wide (Felicity Jones). A obra, dirigida por James Marsh, retrata a luta do físico contra uma doença motora degenerativa.

2. O Jogo da Imitação

Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe para ‘quebrar’ o Enigma, famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um dos integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático cujo projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma. Baseado em fatos reais, o filme é dirigido por Mortem Tyldum.

3. Piratas do Vale do Silício

Dirigido por Martym Burke, o filme retrata a ascensão da Apple e da Microsoft, as duas maiores empresas de informática do mundo. Em busca da liderança do mercado, Steve Jobs (Noah Wyle) e Bill Gates (Anthony Michael Hall) enfrentam-se em uma guerra de bastidores.

4. 2001: Uma Odisseia no Espaço

Uma das maiores obras do consagrado diretor Stanley Kubrick, 2001: Uma Odisseia no Espaço mostra uma equipe de astronautas que é enviada à Júpiter para investigar um enigmático monólito. Ele viajam na nave espacial Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. No meio da viagem, HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave.

5. Gattaca: A Experiência Genética

Num futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas “inválidas”. Vincent Freeman (Ethan Hawke), um “inválido”, consegue um lugar de destaque em uma corporação, escondendo sua verdadeira origem. A obra aborda as preocupações sobre as tecnologias reprodutivas que facilitam a eugenia e as possíveis consequências de tais desenvolvimentos tecnológicos para a sociedade.

6. Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) terminam um relacionamento. Desiludida, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude e decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental, porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a imaginá-la em memórias das quais ela não participa.

7. Ela

Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.

8. Interestelar

Dirigido por Christopher Nolan, o filme retrata a história de Cooper (Matthew McConaughey), que é chamado para integrar um grupo de astronautas que busca novos planetas para habitação humana, após a Terra ter perdido suas reservas naturais. A obra adentra temas como buraco negros, teoria das cordas e buracos de minhoca.

9. O Universo no Olhar

O Dr. Ian Gray (Michael Pitt) é um cientista que pesquisa sobre a íris ocular. Obcecado por descobrir a origem da visão, ele tenta provar que o desenvolvimento do olho humano faz parte da evolução natural, e não precisaria de um “designer inteligente”.

10. Pi

Max (Sean Gullette), um jovem gênio da matemática, constrói um supercomputador que lhe permite descobrir o número completo do pi, o que faz com que ele compreenda toda a existência da vida na Terra. Com isso, Max pode adivinhar as tendências das bolsas de valores e passa a ser cobiçado por representantes de Wall Street.

12. Donnie Darko

Donnie (Jake Gyllenhaal) é um jovem brilhante e excêntrico que tem visões, em especial de um coelho monstruoso que o encoraja a realizar brincadeiras destrutivas. Até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. A obra mistura questões existenciais e filosóficas com física quântica.