Voltar
Publicado em: 21/06/2017 às 09:58

Painel promovido pela Fapesb abre discussão sobre História e Virtualidade

Por: Ascom/Fapesb

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB) realizou o Painel História e Virtualidade: Museus, Jogos e Novas Tecnologias. O objetivo do seminário era promover o diálogo sobre o desenvolvimento das linguagens digitais e seus resultados no campo da História. O evento, que aconteceu na última segunda-feira (19), lotou o espaço Lazareto.

A mesa de debates do evento contou com a participação de professores e pesquisadores que se dedicam ao tema. Estiveram presentes os professores da UNEB, Lynn Alves e Alfredo Matta, os Profs. Drs. Helyom Viana Telles e Maria Antônia Lima Gomes, além do convidado internacional Prof. Dr. Miguel Maria Santos Corrêa Monteiro, da Universidade de Lisboa.

O Prof. Dr. Alfredo Matta destaca a importância do seminário e parabeniza a Fapesb por realizar o Painel: “O Painel acabou tocando em uma questão importante, que precisamos discutir na Bahia. A Fapesb conseguiu abrir essa discussão entre história, conhecimento e tecnologia digital. A gente tem a oportunidade de trazer essa questão tão importante para uma posição mais frontal”, afirmou.

Para o diretor-presidente da Fundação, Lázaro Cunha, a proposta do evento visa promover a divulgação da pesquisa científica. “Temos uma missão importante, que é divulgar e popularizar. Essa iniciativa faz parte de uma perspectiva que a Fapesb tem de aproximar a comunidade acadêmica e da sociedade em geral. Acredito que esse tema, Museus, Jogos e Novas Tecnologias tenha um contexto muito atraente para a juventude”, destacou.

Durante a mesa de debates, a Prof. Dra. Lynn Alves reiterou o ponto de vista do gestor da Fundação: “Esses mecanismos (os jogos) contribuem para que se desenvolva o gosto pela história. Os jogos que trazem uma narrativa com conteúdo histórico podem se constituir como uma fonte de aprendizado para além do livro didático”.

A programação também contou com apresentação da Dra. Maria Antônia Lima Gomes, que exibiu o resultado da sua pesquisa de doutorado, o Museu Virtual do Teatro São João, realizado em plataforma 3D.

Voltar