Voltar
Publicado em: 18/10/2023 às 17:00

Fapesb divulga resultado final de edital que estimula empreendedorismo nas escolas de educação básica na Bahia

Por: Ascom/Fapesb

Cada proposta contemplada receberá até R$ 19.800,00 para viabilizar a execução do projeto.

Fomentar a prática de pesquisa de caráter interdisciplinar e de empreendedorismo. Esse é o propósito do Edital de Apoio à Prática de Pesquisa e do Empreendedorismo em Escolas de Educação Básica da Bahia, que teve o seu resultado final divulgado nesta terça-feira (17) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O Edital é uma parceria entre a Fundação e a Secretaria de Educação (SEC), que contemplou sete escolas, das quais cinco são do interior do Estado. O resultado pode ser conferido no site da Fapesb.

Para esse edital, foram aceitas propostas em duas linhas de pesquisa: a Difusão de Práticas de Pesquisa, na qual os projetos devem estimular estudantes na difusão da ciência de caráter científico ou tecnológico, a partir do seu nível de formação; e a Difusão de Práticas Empreendedoras, que motiva o estudante à prática do empreendedorismo, de maneira lúdica, também a partir do seu nível de formação. Cada proposta selecionada receberá até R$ 19.800,00 para viabilizar a execução do projeto.

Para o diretor Geral da Fapesb, Handerson Leite, a proposta da Fundação de fazer um edital que contemple projetos desenvolvidos por estudantes de escolas do ensino fundamental é muito importante para que eles cresçam aprendendo como gerir projetos e a proteger sua propriedade intelectual. “Esse edital não se trata simplesmente de um concurso de projetos, mas, sobretudo, de um concurso de projetos como tema para que a gente possa fazer uma trilha de capacitação desses alunos e eles tenham um desenvolvimento cada vez maior na área da ciência e da tecnologia”.

 

Etapas e Formação

Foram quatro longas etapas enfrentadas pelos pesquisadores para chegar ao resultado final. Renata Andrade, gestora técnica da Fapesb que acompanhou todas as fases do edital, destacou a dedicação dos professores em todo o percurso do processo seletivo, principalmente na etapa 3 – Trilha de Capacitação, que teve parceria com o Sebrae, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e a quarta e última etapa – o Pitch, que significa uma apresentação curta sobre uma empresa ou projeto que tem como objetivo despertar a atenção de um investidor ou cliente.

“Nessa etapa 3, houve treinamento e mentoria para os professores coordenadores das propostas selecionadas e sua equipe executora, alunos da rede básica estadual de ensino, para que pudessem desenvolver o Pitch. Então, eles participaram de 10 oficinas-aulas sobre temas diversos ligados ao empreendedorismo e pesquisa que exigiram muito empenho e engajamento para que passassem para a etapa final. Foi um momento muito interessante de aprendizado e que trouxe, sem dúvida, crescimento para todos os envolvidos”, completou.

Para Dayane Ferreira Santos, do Colégio Estadual Paulo César da Nova Almeida, em Ibirapitanga, interior da Bahia, participar do edital como coordenadora do projeto contribuiu muito com a sua formação profissional. “Já fui bolsista Fapesb durante o mestrado, mas nunca tinha participado como coordenadora de projeto. Foi uma experiência riquíssima e única, tanto para mim quanto para meus alunos que participaram ativamente de todas as trilhas e até mesmo na produção do Pitch. Eles realmente foram protagonistas durante todo o processo. Vê-los envolvidos e empolgados com cada etapa do edital não tem preço. Inclusive, será de suma importância que a Fapesb publique mais editais como esse, para que nós, professores da educação básica, possamos fazer pesquisas no chão da escola”, disse a professora contemplada no edital com o projeto “Horta Agroecológica: um incentivo à promoção de práticas sustentáveis em uma escola estadual do município de Ibirapitanga”.

Voltar