Voltar
Publicado em: 30/09/2016 às 09:28

Fapesb lança edital que estimula pesquisa em Matemática

Por: Ascom/Fapesb

Com o objetivo de estimular a prática da pesquisa em matemática no ensino médio, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) através do programa de popularização da ciência e tecnologia lança o edital de estímulo à pesquisa para alunos premiados na olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas. A ação visa selecionar uma proposta de estudantes medalhistas da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – Regional Bahia.

Os projetos devem propor a ressignificação da linguagem científica, através da utilização de recursos didáticos e/ou lúdicos (por exemplo, jogos, protótipos e softwares), a fim de aproximar os estudantes medalhistas do universo acadêmico. O desenvolvimento do projeto deverá acontecer sob a coordenação de um professor doutor, através de ações de Popularização das Ciências.

“A proposta é formar pesquisadores, é despertar esses meninos do ensino médio para a pesquisa científica e trazer a escola para dentro da academia. Serão priorizadas propostas que recodifiquem a linguagem científica, que tragam a disciplina de forma mais lúdica”, explica Renata Matos, gestora da diretoria científica da Fapesb.

Para se inscrever, os pesquisadores devem preencher o formulário online, disponibilizado no Portal da Fapesb, até o dia 16 de novembro. Os projetos selecionados devem ser realizados no Estado da Bahia, entre os meses de dezembro de 2016 a junho de 2017.

Voltar