Publicado em: 22/11/2011 às 14:12

Assembleia Legislativa da Bahia realiza sessão especial em homenagem aos 30 anos da UESB

Na tarde desta segunda-feira, 22/11, a Assembleia Legislativa da Bahia realizou uma sessão especial em homenagem aos 30 anos de existência da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Fizeram parte da mesa o deputado estadual Euclides Fernandes, proponente da sessão, o reitor da UESB, Paulo Roberto Pinto, o deputado e ex-prefeito de Jequié, Roberto Brito, o deputado Jean Fabrício Falcão, o deputado líder de minoria, Reinaldo Braga, o ex-reitor da UESB, Abel Rebouças, o diretor geral da FAPESB e professor de Economia da UESB, Roberto Paulo Machado Lopes, o diretor científico da FAPESB e membro do Conselho Estadual de Educação, Eduardo Nagib Boery e, representando o governador Jacques Wagner, o Secretário da Educação Osvaldo Barreto.

O deputado Euclides abriu a sessão ressaltando a importância da educação como instrumento indispensável à construção dos ideais de paz, liberdade e justiça social, e seu papel primordial no desenvolvimento das pessoas e da sociedade. Sobre a UESB, o deputado destacou sua significativa contribuição para a transformação da realidade da Bahia, através do ensino, da pesquisa e da extensão. Segundo Euclides, a UESB tem sido um importante instrumento para o desenvolvimento da região sudoeste da Bahia, contribuindo não só para a formação de recursos humanos, mas para o desenvolvimento de pesquisas, e da economia da região, especialmente das cidades de Vitoria da Conquista, Jequié e Itapetinga. “Hotéis, restaurantes, papelarias, mercado imobiliário, várias atividades econômicas se beneficiam da existência da universidade, gerando empregos e oportunidades para os jovens da região”, disse. O deputado parabenizou professores, funcionários, alunos, reitor e ex-reitores da UESB, concluindo: “Não podemos esquecer que a UES
B é uma construção coletiva. Todos vocês construíram uma grande universidade”.

Para reiterar a importância e a necessidade de existirem mais cursos superiores no interior, o deputado Roberto Brito contou a história de um servente da UESB que começou pedindo para trabalhar no centro cirúrgico. Um tempo depois, já como faxineiro do centro cirúrgico, ele foi até a sala de Brito e disse que desejava fazer o curso de auxiliar de enfermagem. Ele começou a cursar, ainda trabalhando como servente. Ao concluir o curso, quis se inscrever no vestibular de enfermagem da UESB e, não tendo como pagar a inscrição, pediu ajuda ao deputado, que o atendeu. O servente passou no vestibular, fez a graduação, formou-se na UESB e foi fazer pós-graduação em São Paulo, no Instituto do Coração (INCOR). Ao terminar o curso no INCOR, continuou em São Paulo até tornar-se chefe da UTI de cirurgia cardíaca. Ficou mais um tempo em São Paulo e decidiu ir para os Estados Unidos, onde, após concluir mais um curso, tornou-se chefe da UTI do centro de cirurgia de um hospital americano. O deputado concluiu sua história dizendo que era preciso levar o ensino superior para as cidades do interior, para dar a oportunidade a muitas dessas pessoas que não têm condições financeiras de se deslocar para a capital. “Precisamos levar a universidade gratuita para todo cidadão que queira fazer um curso superior. São histórias como essa que nos dão certeza de que estamos no caminho certo”, disse.

O diretor científico da FAPESB, Eduardo Boery, reafirmou a contribuição da UESB para a diminuição das desigualdades sociais, possibilitando a todos o acesso à universidade. “Esse homem sobre o qual o deputado Brito falou foi meu aluno e hoje ele ultrapassou fronteiras, não só do Estado, mas também do país, levando um pouco da UESB para os EUA. Em muitos países temos alunos egressos de cursos da UESB”, lembrou. Boery parabenizou a UESB por seus 30 anos e seu curso de odontologia por ter sido escolhido o melhor da Bahia. “A universidade ainda é uma criança que está crescendo. Como membro da universidade estadual, ajudei a construí-la e continuarei a ajudar”, finalizou.

O Secretário da Educação, Osvaldo Barreto destacou o importante papel das universidades na produção de conteúdos, pesquisa, inclusão social e fortalecimento da educação. O reitor Paulo Roberto Pinto complementou o discurso do secretário, lembrando que a UESB não apenas era responsável pela melhoria do ensino superior na Bahia, mas também de toda a educação fundamental e básica.

Fonte: ascom.fapesb