Publicado em: 16/03/2015 às 17:08

Audiências públicas debaterão CT&I em cada estado brasileiro

Está prevista em vários estados brasileiros a realização de uma série de audiências públicas para se debater estratégias nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), com foco em desenvolvimento regional. O compromisso foi firmado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados, Fábio Sousa (PSDB-GO).
“Como as audiências serão regionalizadas, será possível conhecer a situação dos estados, em especial sua inovação tecnológica e o progresso da ciência”, afirmou Sousa à Agência Gestão CT&I. “O objetivo é saber o que cada região pode trabalhar, e o que se pode colocar lá, levando tanto a ajuda do MCTI, quanto da comissão”, ressaltou.
Ainda segundo o presidente da CCTCI, o ministro Aldo Rebelo mostrou proatividade durante a conversa entre eles nesta terça-feira (10) sobre o assunto. “Por ele ser ex-parlamentar, ex-presidente da Casa, o ministro sabe como funciona o Parlamento, então isso facilita muito. Gostei muito dessa proatividade dele e acho que isso traz para nós um bom relacionamento entre Poderes, para buscar resultados”, avaliou.
Outro ponto destacado por Fábio Sousa foi ter, dentro do colegiado representantes de cada uma das regiões. “Cada deputado conhece seu estado e, com isso, vão poder colocar para o ministro e a comissão quais são as principais problemáticas, para então se buscar resultados”, apontou.
O ministro já confirmou presença em debate a ser marcado pela CCTCI, na Câmara dos Deputados, para expor prioridades da sua pasta, e com isso, também definir maiores detalhes sobre as audiências públicas. Dois requerimentos foram aprovados na CCTCI convidando Aldo Rebelo a se apresentar na comissão. Falta apenas a definição da data.
Vice-presidentes
A CCTCI realizou na quarta-feira (11) as eleições para preencher os cargos de 1º e 2º vice-presidentes do colegiado. Foram escolhidos, respectivamente, os deputados Sandro Alex (PPS-PR) e Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) para ocupar os cargos.
“Agora temos um trabalho importante à frente da CCTCI, que é uma das comissões mais importantes da Casa. Estou honrado por ser um dos escolhidos nessa votação”, comemorou Sandro Alex.
Por:Leandro Cipriano, da Agência Gestão CT&I