Voltar
Publicado em: 13/06/2022 às 08:47

Baiana utiliza flora da Região Metropolitana de Salvador para potencializar produção de óleos essenciais

Por: Ascom/Fapesb

Proposta tem o objetivo de fortalecer o cultivo da região, promover a geração de renda para a comunidade e diminuir o custo de produção

O mercado de óleos essenciais cresceu nos últimos anos. De acordo com informações divulgadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil é o quarto maior exportador em comparação a outros países. O produto, que é composto por extrato de plantas aromáticas concentrado, é usado para melhorar o bem-estar. Diante desse cenário, Sueli Conceição, moradora de Salvador, desenvolveu um projeto focado em óleos essenciais para potencializar o cultivo local e, a partir disso, baratear a produção.

A ideia surgiu quando Sueli percebeu que poderia explorar a flora da região para desenvolver óleos essenciais com um melhor custo-benefício. “Nasceu a partir da necessidade de incrementar e potencializar a produção dos fitocosméticos com os óleos essenciais produzidos aqui na região. É uma tentativa de baratear o custo dos produtos utilizando as plantas locais. Além disso, houve um aumento significativo de tratamentos usando ervas, florais e óleos essenciais. Logo, identifiquei um mercado promissor”, explica.

Segundo Sueli, que é Doutora em Desenvolvimentoe e Meio Ambiente, as plantas usadas serão cultivadas dentro de espaços de comunidades tradicionais da região, como terreiros da Região Metropolitana de Salvador e um quilombo em Simões Filho. “O objetivo é fortalecer o cultivo nas bases agroecológicas dentro dos espaços dos povos e comunidades tradicionais, em especial Terreiros de Candomblé e quilombo, evidenciando o protagonismo dos grupos que historicamente sempre promoveram a cura a partir da utilização das plantas. É uma forma de manter a prática de cultivo ancestral”, diz.

O projeto, que foi contemplado pelo Edital Inventiva, da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), também tem o intuito de mostrar a sociedade que o uso de óleos essenciais pode ajudar no tratamento de doenças emocionais. “Queremos apresentar e divulgar para a sociedade a relevância dos óleos essenciais para tratamento de enfermidades emocionais, produzidos com plantas que fazem parte do nosso dia a dia, como aroeira vermelha (Schinus terebinthifolia), capim santo (Cymbopogon citratus) e manjericão (Ocimum basilicum)”, afirma.

A empresa de Sueli, Iya Omi Cosmética Natural, já desenvolve fitocosméticos, produtos que são elaborados a partir de extratos, óleos ou partes de vegetais. A produção de óleos essenciais é uma proposta recente e irá iniciar a fase de cultivo das plantas para obter os extratos. O empreendimento conta com a colaboração de Hegair das Neves (Engenheira agrônoma) e Carolina Cunha (Farmacêutica) e tem parceria com a Associação Awa Ações Afirmativas.

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) estrearam no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria e da Fundação. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail comunicacao.secti@secti.ba.gov.br.

Voltar