Publicado em: 04/09/2012 às 20:42

Brasil tem desafio de erradicar a pobreza e produzir C&T, afirma Dilma

A presidenta da República, Dilma Rousseff, afirmou hoje (3), que o desafio do Brasil é erradicar a pobreza e, ao mesmo tempo, produzir ciência e tecnologia para agregar valor à produção. A afirmação foi feita no programa semanal Café com a Presidenta, da Rádio Nacional.

“Esse é o caminho para o Brasil chegar à economia do conhecimento e se encaminhar cada vez mais para ser uma grande nação”, destacou a presidente. De acordo com ela, o Programa TI Maior, lançado recentemente pelo MCTI, terá um papel importante no desenvolvimento de tecnologias. A previsão de investimentos do programa chega a R$ 500 milhões voltados para o estímulo da produção de softwaress o Brasil conta com quase 9 mil empresas que desenvolvem softwares, mas o objetivo do governo é ampliar esse número. “Por isso, vamos investir nas pequenas empresas de tecnologia, que geram muitos empregos – principalmente contando com jovens que têm uma imensa capacidade de criar. Uma das medidas mais importantes desse programa é que nós vamos oferecer cursos para 50 mil trabalhadores do setor de tecnologia da informação”, disse.

Rousseff comentou ainda os resultados da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), ocorrida na semana passada no Rio de Janeiro. Ao todo, mais de 18 milhões de alunos de 44 mil escolas públicas de todo o país participaram da competição – 500 deles foram premiados.

Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Agência Brasil