Publicado em: 10/08/2012 às 19:56

Cadeia produtiva de petróleo terá aporte bilionário da Finep e BNDES

A Finep e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vão aplicar R$ 3 bilhões no mercado de petróleo. O programa Inova Petro, que será lançado oficialmente na próxima segunda-feira (13), é voltado ao desenvolvimento de fornecedores brasileiros para a cadeia produtiva da indústria de petróleo e gás natural.

Poderão participar do processo de seleção empresas brasileiras ou grupos econômicos brasileiros com Receita Operacional Bruta (ROB) superior a R$ 16 milhões, individualmente ou em associação. Projetos de empresas com ROB inferior são elegíveis somente se desenvolvidos em parceria com outra entidade com ROB superior a este valor.

Os projetos devem ser desenvolvidos integralmente em território nacional. Não são passíveis de apoio projetos de tecnologias já desenvolvidas no exterior pelas matrizes ou controladoras de empresas proponentes instaladas no Brasil.

O objetivo das instituições é fomentar projetos que contemplem pesquisa, desenvolvimento, engenharia, absorção tecnológica, processos e/ou serviços inovadores ligados ao tema. O dinheiro será aplicado até 2016. Serão oferecidos recursos para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas às seguintes linhas temáticas: processamento de superfície, instalações submarinas e instalações de poços.

A ideia é que o Inova Petro contribua para a política de produção local e para a competitividade e sustentabilidade da cadeia de fornecedores. Existe ainda a possibilidade de haver outras chamadas públicas para selecionar projetos de outras áreas do setor petrolífero.

Devido à grande possibilidade de temas e desafios no ramo, a Petrobras será a responsável pela seleção dos principais temas que apresentam desafios tecnológicos e que têm um maior potencial de desenvolvimento nacional.

A verba poderá ser oferecido nas modalidades de crédito, subvenção econômica e cooperação entre instituições científicas tecnológicas (ICTs) e empresas. Já o BNDES vai aplicar seus recursos na forma de crédito, participação acionária e Fundado Tecnológico (Funtec).

Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Finep