Publicado em: 18/05/2011 às 19:40

Canudos: Uneb realizou no dia 14 audiência pública sobre o projeto Canudos

O Projeto Canudos, da UNEB, está entrando em nova fase. Neste sábado (14), estudantes e professores da universidade, autoridades, parlamentares e lideranças da região participaram, no município, de outro seminário de atualização do projeto, que vai refletir sobre as etapas já implementadas e discutir a ampliação das ações.

“São quase três anos de pesquisas e atividades conjuntas com a população e esse encontro vai servir para definirmos novos rumos de atuação. A ideia é agregar parceiros, avaliar nossas metas, firmar compromissos e discutir a ampliação das ações para atender outros municípios da região”, adianta o professor Luiz Paulo Neiva, que coordena o projeto ao lado do docente Manoel Abílio.

Potencialidasdes da região sertaneja

A programação prevê um encontro com o Fórum de Desenvolvimento Municipal Sustentável de Canudos, visitas técnicas ao perímetro irrigado, à Casa do Mel e ao Parque Estadual de Canudos (PEC) — equipamento vinculado à UNEB — e sessão especial na Câmara Municipal de Vereadores.

Também está programada uma apresentação da Companhia de Teatro de Canudos, no auditório do Memorial Antônio Conselheiro, também pertencente à UNEB. Na ocasião, será inaugurado o novo sistema de iluminação do equipamento, que demandou investimento da administração central da universidade de cerca de R$ 30 mil.

Foram convidados para as atividades a superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Ana Almeida, o diretor da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Emerson Pimentel, o coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), Osanah Setuval, e o diretor de fomento da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), Roberto Alves.

A coordenadora de projetos da Incubadora de Empreendimentos Solidários (Incuba) da UNEB, Ronalda Barreto, e o diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) — cofinanciadora do projeto —, Roberto Machado, confirmaram participação.

Acordo internacional

No último mês de abril foi realizado o primeiro seminário de atualização do Projeto Canudos este ano, ação que integrou a programação do workshop Cooperação internacional em atividades de pós-graduação e pesquisas aplicadas.

Pesquisadores da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), da Espanha, que participaram do workshop, visitaram Canudos com o objetivo de conhecer as tividades do projeto da UNEB, de desenvolvimento local sustentável.