Voltar
  • LANÇAMENTO:

Chamada – BIODIVERSA + 2022-2023

Apresentação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB, participante do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - CONFAP,
adere a Chamada Transnacional Conjunta: Biodiversa+ 2022-2023 – “Melhor Monitoramento Transnacional da Biodiversidade e Mudança do Ecossistema para Ciência e a Sociedade (BiodivMon)” uma iniciativa em parceria com Comissão Europeia.

A referida Chamada é destinada a apoiar projetos de Pesquisa e Inovação sobre o monitoramento transnacional da biodiversidade e mudança do ecossistema para ciência e sociedade, promovendo a integração das ciências naturais, ciências técnicas e ciências sociais e humanas.

As propostas de pesquisa submetidas no âmbito desta Chamada devem abordar os 03 (três) seguintes temas não exclusivos:

1. Inovação e harmonização de métodos e ferramentas para coleta e gestão de dados de monitoramento da biodiversidade;

2. Abordar as lacunas de conhecimento sobre o status, a dinâmica e as tendências da biodiversidade para reverter a perda da biodiversidade;

3. Fazendo uso de dados de monitoramento de biodiversidade disponíveis.

A FAPESB apoiará, caso aprovado pela citada Chamada, 01 (um) projeto de pesquisa científica e/ou inovadora, com duração de até 36 (trinta e seis) meses, no valor máximo de até 30.000,00 (trinta) mil euros.
Os recursos supra mencionadas correrão à conta da seguinte Dotação Orçamentária:

  • 19.571.301.5373 - Apoio a Projeto de Pesquisa de Natureza Científica, Tecnológica e de Inovação;
  • Fonte 100;
  • Unidade Gestora: 28.201 - FAPESB.

O orçamento será distribuído em de Despesas de Capital e Despesas Correntes (de custeio), exclusivamente para o desenvolvimento do projeto.
Serão permitidas despesas correntes (excluídas bolsas de pesquisa e diárias internacionais) e de capital (no máximo 10% do valor total do projeto).
Para maiores informações os pesquisadores interessados deverão acessar o Regulamento Interno da FAPESB, que trata do Programa de Cooperação Internacional disponível em:

• https://www.fapesb.ba.gov.br/download/regulamento-interno/?wpdmdl=17477.

Todas as informações sobre esta Chamada estão disponíveis em:

• https://www.biodiversa.org/

Salvador, 20 de setembro de 2022.

Luiz Antônio Queiroz de Araújo
Diretor Geral
FAPESB

Voltar