Publicado em: 08/09/2010 às 17:28

CNPq e CAPES ampliam parcerias para estimular a pesquisa e a pós-graduação em área estratégica para o país

Além de ações conjuntas, tradicionalmente conhecidas, como o apoio às Revistas Científicas, ao programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT e o Programa Nacional de Pós-doutorado – PNPD, o CNPq e a CAPES firmaram novas parcerias para a implementação de um conjunto de ações, coordenadas pelo CNPq, que darão suporte a programas em Biodiversidade e Sustentabilidade Agropecuária, todos de grande interesse nacional.
Quatro novas ações foram estruturadas e articuladas amplamente com outros setores, como as Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa, Embrapa, Ministério do Meio Ambiente, Empresas Nacionais e Instituições do exterior, para viabilizar o lançamento de editais que aportam mais de R$ 150 milhões para fomento a projetos de pesquisa e a concessão de bolsas, no país e no exterior, para a formação de recursos humanos de alto nível.
Estão previstos, ao longo dos próximos quatro anos, investimentos da CAPES da ordem de R$ 20 milhões, informa o Dr. Emidio Cantidio, Diretor de Programas e Bolsas no Pais da Capes, para a concessão de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado aos programas de pós-graduação participantes no conjunto das ações abaixo relacionadas:
Programa PROTAX – Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES nº 052/2010, cujo objetivo central é a formação de Recursos Humanos em Taxonomia: Botânica, Zoologia e Microbiologia, procurando diminuir a seria lacuna de falta de taxonomistas no país.
Programa REPENSA – Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES/CTAGRO/CTHIDRO/FAPS/ EMBRAPA nº 022/2010, que visa à criação e financiamento de redes nacionais de pesquisa em Agrobiodiversidade e Sustentabilidade de Agropecuária. O Brasil ocupa posição de destaque no cenário agrícola mundial, dispondo da maior competência acadêmica e tecnológica em Agricultura Tropical. Mas, para continuarmos nesta posição privilegiada, precisamos promover avanços continuados na maneira de produzir, buscando sistemas agropecuários cada vez mais eficientes, sustentáveis e seguros. Estes englobam desde a Produção Orgânica e a Agroecológica, aos Cultivos Transgênicos e, mais recentemente, ao conceito da “Intensificação Sustentável” da produção.
Programa SISBIOTA – Edital MCT/CNPq/MMA/MEC/CAPES/FNDCT–Ação Transversal/FAPs nº 047/2010, tratando-se de fomentar pesquisas no âmbito do Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade, Programa recém-criado no âmbito do CNPq, como um BIOTA NACIONAL, cujo objetivo central é ampliar a competência nacional e o conhecimento sobre nossa biodiversidade. O edital financiará redes nacionais de pesquisa nos diversos biomas nacionais e grupos taxonômicos que compõem essa imensa riqueza Biodiversidade.
Projeto REFLORA – Edital MCT/CNPq/FNDCT/MEC/CAPES/FAP´s nº 056/2010, tem como objetivo principal o repatriamento de imagens, informações e dados de exsicatas de espécies da Flora brasileira coletadas desde o século XVIII por missões estrangeiras no Brasil e depositadas em Instituições no exterior. Nesta fase, serão repatriados materiais do Museu Nacional de Historia Natural de Paris e do Royal Botanical Garden de Kew na Inglaterra. Além da formação de recursos humanos e da realização de pesquisas em conjunto com pesquisadores do exterior, será implantado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro um Herbário Virtual Autenticado da Flora Brasileira, que será aberto ao publico brasileiro e do exterior. O projeto conta com o apoio de várias empresas brasileiras.
Este conjunto de ações apresenta alta sinergia e complementaridade com outras ações já financiadas pelos governos Federal e Estaduais e terá grande impacto na Pesquisa e na Pós-graduação brasileira, além de contribuir para ampliar e consolidar a competência nacional em Biodiversidade e Sustentabilidade, contribuindo assim para subsidiar as políticas publicas de desenvolvimento, conservação e uso dos recursos naturais. Dr. José Oswaldo de Siqueira, Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde – DABS/CNPq, ressalta a importância da participação de várias Instituições, particularmente das FAP´s, para viabilizar ações como estas, mais integradas e com mais realismo para as atividades de C,T & I.
Assessoria de Comunicação do CNPq