Publicado em: 16/07/2012 às 12:54

Com apoio da FAPESB e MCTI, PCST acontecerá pela primeira vez na América Latina, em Salvador

Pela primeira vez, a América Latina sediará o PCST – International Public Communication of Science and Technology Conference, que acontecerá em 2014 e terá como tema geral a “Comunicação da Ciência para Inclusão Social e Engajamento Político”. O evento acontecerá no Brasil, em Salvador-BA, de 19 a 22 de maio e será a continuação de uma série bem sucedida de encontros que vêm ocorrendo desde 1989, tendo passado por França, Espanha, Canadá, Coreia, Índia, África do Sul, Austrália, Alemanha, Suíça, Espanha e Dinamarca. “Acho que o mais animador do PCST é o networking, pois a cada dois anos encontramos pessoas de diferentes partes do mundo, com diferentes desafios, experiências e visões da comunicação da ciência”, diz Luisa Massarani, uma das organizadoras do evento.

O evento é apoiado por importantes instituições brasileiras como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência.

O PCST é considerado o mais importante congresso internacional de comunicação da ciência e tecnologia e possui uma enorme rede da qual fazem parte pessoas ao redor do mundo, relacionadas à comunicação da ciência. Jornalistas científicos, funcionários de museus da ciência e centros de ciência, diretores de teatro científico, pesquisadores acadêmicos, cientistas e demais interessados nestes assuntos trocam experiências nesta rede.

Luisa Massarani, Diretora do Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Germana Barata, pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) são as representantes das instituições organizadoras do PCST-Brasil 2014. Segundo Luisa, a ideia é mostrar que tem muitas coisas acontecendo na América Latina e que o Brasil, especialmente, está passando por um momento muito bom para a comunicação da ciência. Além disso, Luisa explicou a importância de colocar inclusão social no tema: “Estamos falando sobre um mundo em desenvolvimento e falar sobre inclusão social é muito importante. No caso do Brasil, estamos crescendo muito em aspectos econômicos, mas temos um monte de desafios importantes em termos de inclusão social”, disse.

Segundo a organizadora, embora o Brasil tenha muitos problemas econômicos e sociais, os brasileiros são otimistas: “Nós percebemos que, em termos de jornalismo científico, estamos vivendo um momento muito bom. Existe toda uma geração jovem que tem sido atraída pelo jornalismo científico”, diz. “Apesar de os jornais brasileiros não possuírem necessariamente um espaço para seção de ciência, a ciência no Brasil tem feito parte das discussões na TV”.

Em relação a Salvador, Luisa diz que a intenção não é convidar as pessoas para fazerem turismo e sim mostrar a elas a riqueza da cultura latino-americana e a diversidade social e cultural da Bahia. “Estamos indo a um local que tem uma grande riqueza cultural, um lugar bem brasileiro, mas com uma forte conexão com a África, onde a música e a comida são fantásticas. Tudo isso contribui para enriquecer a comunicação da ciência”. Para ela, a diversidade biológica também é um assunto muito importante, não apenas pela beleza na fauna e da flora, mas para que se possa compreender e trabalhar no desenvolvimento da sustentabilidade.

O PCST tem como objetivos fomentar a comunicação pública da ciência e tecnologia; incentivar a discussão de práticas, métodos, questões éticas, políticas, estruturas conceituais, preocupações econômicas e sociais e outras questões relacionadas ao evento; vincular praticantes, pesquisadores e comunidades científicas envolvidos com PCST; unir diferentes culturas e países do mundo; e promover reuniões, interações e colaborações. Como grande parte das discussões se dá através de meio eletrônico, foi criada a PCST-L, uma lista de mailing eletrônico para que os interessados na comunicação e popularização da ciência e tecnologia possam trocar materiais, conhecimentos e experiências sobre o tema.

Em 2012, a 12ª edição do evento aconteceu em Florença, na Itália, no mês de abril.

Fonte: ascom/fapesb