Publicado em: 11/05/2008 às 15:12

Concurso Ideias Inovadoras 2008 – 1ª Edição

Com o intuito  de promover a cultura do empreendedorismo e a popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) no estado, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) lançou a primeira edição do Concurso Ideias Inovadoras.

A iniciativa busca reconhecer, premiar e divulgar ideias criativas e inovadoras em todas as áreas do conhecimento. O prêmio, no valor total de R$ 53 mil, foi dividido entre quatro categorias: graduandos, mestrandos, doutorandos e inventores livres.

Foram eleitos 12 projetos inovadores, dentre os quais: Sensor de presença veicular, Instalação predial de eco-gás com implantação de coleta seletiva, Bioinseticida de sisal: uma alternativa possível e viável no controle da lagarta-do-cartucho do milho, Estudo sobre aspectos genéticos da hipertensão arterial sistêmica em afrodescendentes da Bahia e Adaptação do cultivo do cacaueiro no semiárido da Bahia.

Confira a lista de vencedores:

• Categoria Graduando:

Valor: R$ 3.000,00
Nome: Vitor Costa Guimarães
Projeto: SPV (Sensor de Presença Veicular)

Valor: R$2.000,00
Nome: Marcelo Nunes Trindade
Projeto: Sistema Móvel de Trabalho para Baleiros

Valor: R$1.000,00
Nome: Camilla Hellen Peixoto de Lima
Projeto: Instalação Predial de Eco-Gás com implantação de coleta Seletiva

• Categoria Mestrando: