Voltar
Publicado em: 12/04/2016 às 15:13

Concurso Ideias Inovadoras premia mais 21 pesquisadores na Bahia

Por: Ascom/Fapesb

A oportunidade para transformar projetos e sonhos em realidade está mais próxima para os 21 premiados da 8ª edição do Concurso Ideias Inovadoras, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), instituição vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti). A entrega dos prêmios ocorreu nesta terça-feira (12), no auditório da Federação das Indústrias da Bahia (Fiesp), em Salvador, com a presença e expectativas de pesquisadores, inventores independentes e da economia criativa, além de graduandos e pós graduandos.

O prêmio se divide em oito categorias e este ano a novidade foi a de Inovações Educacionais, conquistado pela professora da Secretaria da educação do Estado, Rosana Gonçalves. “[… é] uma tecnologia comportamental para o desenvolvimento de habilidades sociais. O prêmio vai ajudar porque para desenvolver [o projeto] é preciso da atuação de outros profissionais, como psicólogos. Então são necessários recursos”.

Hugo Dourado é pesquisador independente e venceu a primeira vez, em 2013, com o projeto ‘Move Pack’, uma mochila que se torna um veículo elétrico, que vai ser lançado no mês de maio. Este ano, ele voltou a vencer, mas ainda não pode dar maiores detalhes do projeto. “Este prêmio é maravilhoso, é um grande incentivo para que a gente possa desenvolver o nosso projeto [e] colocar no mercado. Nossa ideia é submetida a um crivo de doutores qualificados, e esse reconhecimento é importante para acreditarmos e colocarmos o projeto para frente”.

Vencedor na categoria Estudante Nível Técnico, Douglas Pinto da Silva diz que sua ideia pode ser muito útil, inclusive, para pessoas com deficiência física. “É um sistema de automação similar ao de um filme, que vai atender aos moradores de uma casa, por meio do comando de voz para [acender] lâmpadas e acionar aparelhos [elétricos], ajudando pessoas com deficiência física ou visual, por exemplo. O prêmio vai servir para eu investir e fazer com que este projeto cresça”.

Inovação associada ao empreendedorismo

Segundo o titular da Secti, Manoel Mendonça, o concurso é um esforço para que a ideia de inovação seja popularizada. “Nós temos esse concurso há oito anos. Devido ao foco do governo, especialmente do governador Rui Costa, para a educação tivemos um prêmio especial para esse segmento. A avaliação [dos projetos] é feita por uma banca de consultores externos, que escolhem os três primeiros colocados de cada categoria”.

Diretor-presidente da Fapesb, Eduardo Almeida informa que os vencedores de outras edições atualmente estão desenvolvendo seus projetos. “Nós temos duas idéias inovadoras, vencedoras de edições anteriores, que hoje são empresas incubadas no nosso parque tecnológico. Ambas na área de tecnologia de informação, e esperamos que desenvolvam novas idéias e produtos inovadores”.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Secti, também estimula o empreendedorismo. O gerente de Acesso, Inovação e Tecnologia da instituição, Leandro Barreto, afirma que “o Sebrae vai proporcionar uma capacitação para que estes vencedores comecem a compreender como modelar seu negócio, ter clientes e fornecedores. Será um curso ao final do qual eles terão a ideia da inovação associada ao empreendedorismo”.

Confira a lista de ganhadores:

Categoria 1 – Estudante de Ensino Médio ou Ensino Profissional Técnico de Nível Médio

1ºLugar: JARVIS – ASSISTENTE VIRTUAL/Universidade Salvador/DOUGLAS PINTO DA SILVA

2ºLugar: SISTEMA MONITORADOR DE CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA RESIDENCIAL/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/DANIEL RAMOS DA ROCHA.

Categoria 2 – Graduandos

1ºLugar: COMPARTIMENTO PROGRAMÁVEL PARA MONITORAMENTO E AUXÍLIO NA TERAPIA MEDICAMENTOSA DOMICILIAR/Universidade Estadual de Feira de Santana/VICTOR SAMPAIO DE ALMEIDA.

2ºLugar: MOSCATRATIVO/Universidade Federal da Bahia/HUGO OLIVEIRA NOVAIS.

3º Lugar: TELHA DE LICURI RESINADA NO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI/Universidade Salvador/LAILA CONCEIÇÃO GOMES.

Categoria 3 – Pós Graduando Lato Sensu e Stricto Sensu

1ºLugar: RESFRIADOR INSTANTÂNEO PORTÁTIL DE BEBIDAS/Universidade Federal da Bahia/REBECCA DA SILVA ANDRADE.

2ºLugar: PRODUÇÃO DE ANTÍGENO MODIFICADO EM PLANTA BIORREATORA: UMA ESTRATÉGIA PARA ROMPER O CICLO DA TOXOPLASMOSE/Universidade Estadual de Santa Cruz/JAMILLY AZEVEDO LEAL SENA.

3ºLugar: USO DE UMA PROTEÍNA RECOMBINANTE COMO FÁRMACO EMAGRECEDOR/Universidade Estadual de Santa Cruz/JACQUELINE ARAÚJO CASTRO.

Categoria 4 – Pesquisadores

1º Lugar: TINGIMENTO TÊXTIL A SECO EM MEIO SALINO/Universidade Federal da Bahia/MIGUEL ANGEL IGLESIAS DURO.

2ºLugar: TECNOLOGIAS INOVADORAS NO CAMPO DE COMPOSTOS ANTIOXIDANTES NATURAIS PARA APLICAÇÃO EM AZEITE DE DENDÊ/DEUSDELIA TEIXEIRA DE ALMEIDA.

3ºLugar: FLAVONOIDE AGATHISFLAVONA, EXTRAÍDO DA CATINGUEIRA DO SERTÃO BAIANO: POTENTE AGENTE NEUROPROTETOR, NEUROGÊNICO E IMUNOMODULADOR/SILVIA LIMA COSTA.

Categoria 5 – Graduados Independentes

1ºLugar: DISPOSITIVO UNIVERSAL PARA ACOPLAMENTO DE TRUCK DE SKATE APLICADO A MOCHILA OU PORTA OBJETOS/Sem Vínculo/HUGO LEONARDO DOURADO.

2ºLugar: BREU – UM AUDIO GAME PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS/Sem Vínculo/THARCÍSIO VAZ DA COSTA DE MORAES.

3ºLugar: SPLIT SPRAY/Sem Vínculo/CARLOS HENRIQUE WERNECK DE TOLEDO.

Categoria 6 – Inventores Independentes

1ºLugar: DISPOSITIVO PARA ISOLAMENTO ELÉTRICO DE ANTENAS TELEVISIVAS/Sem Vínculo/JOSUÉ FIGUEREDO.

Categoria 7 – Inventor da Economia Criativa

1ºLugar: O SOM DO SISAL/Sem Vínculo/JOSEVALDO DE ALMEIDA SILVA.

2ºLugar: ARTDOOR/Sem Vínculo/REINOFY DUARTE.

3ºLugar: MUSEU VIRTUAL DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DA COMUNIDADE SURDA/Sem Vínculo/ALINE DA CRUZ PORTO SILVA.

Categoria 8 – Inovações Educacionais

1ºLugar: TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO/Secretaria de Educação do Estado da Bahia/ROZANA OLIVEIRA GONÇALVES.

2ºLugar: APROVEITAMENTO DE ENERGIA EÓLICA NA AGRICULTURA/Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista/ROBERTO ANDRADE COSTA.

3ºLugar: JOGOS AFRICANOS NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE ÁFRICA/Secretaria de Educação do Estado da Bahia/ELIZABETH DE JESUS DA SILVA.

Repórter: Raul Rodrigues
Link: http://www.secom.ba.gov.br/2016/04/131807/Concurso-Ideias-Inovadores-premia-mais-24-pesquisadores-na-Bahia.html

Voltar