Publicado em: 11/04/2016 às 15:48

Concurso Ideias Inovadoras vai premiar 24 projetos

Empreendedores de diferentes categorias serão premiados na oitava edição do Concurso Ideias Inovadoras. Promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), o concurso tem como objetivo disseminar a cultura do empreendedorismo no estado, buscando incentivar o desenvolvimento de ideias com potencial de inserção no mercado. A cerimônia de premiação acontece na próxima terça-feira (12), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador, às 15h.

Das 283 propostas submetidas ao concurso, 60 passaram para última etapa e 24 serão premiadas. Os projetos finalistas revelam inovações nas áreas de saúde, educação, engenharia, games, música, mobilidade, dentre outros. Os trabalhos foram desenvolvidos por estudantes de ensino médio e técnico, pesquisadores, graduados de universidades estaduais, federais, particulares, e outras instituições de pesquisa.

Os ganhadores foram escolhidos com base na originalidade dos projetos, a aplicação prática para resolução de problemas, impactos da inovação, diferenciação, capacidade de inserção no mercado, perfil do empreendedor ou da equipe e clareza na apresentação. Cheques nos valores de R$ 15 mil, R$ 10 mil e R$ 5 mil serão entregues ao primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria, respectivamente.

São oito categorias premiadas: Estudantes de Ensino Médio ou Ensino Profissional Técnico de Nível Médio; Graduandos; Pós Graduandos Lato Sensu e Stricto Sensu; Pesquisadores; Graduados Independentes; Inventores Independentes; Inventores da Economia Criativa; e Inovações Educacionais. O Ideias Inovadoras é uma linha de ação do Programa Empreende Bahia, em parceria com a Vilage Marcas e Patentes, Sebrae e secretarias estaduais de Cultura (Secult) e de Educação.

Link: http://www.gazzeta.com.br/concurso-ideias-inovadoras-vai-premiar-24-projetos