Voltar
Publicado em: 06/08/2012 às 20:14

Congresso ABIPTI 2012 abordará a importância das entidades de PD&I

Por: Ascom/Fapesb

Em poucos dias, Brasília (DF) será a sede de um amplo debate sobre a importância das entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (EPDIs) para a política de inovação brasileira : o Congresso ABIPTI 2012, que chega a sua 7ª edição.

Com o tema “Tecnologia para um Brasil inovador e competitivo”, o evento será realizado de 14 a 16 de agosto, no San Marco Hotel e contará com grandes nomes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), do setor produtivo e do cenário internacional.

De acordo com a presidente da Associação, Isa Assef, o evento será uma oportunidade para fortalecer as redes de pesquisa do país. “Teremos especialistas que abordarão possíveis alternativas para potencializar os institutos responsáveis pela aproximação das empresas com as universidades”, afirma.

Na abertura, os participantes terão o primeiro encontro com representantes do governo federal. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, falará sobre a importância das EPDIs no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

No dia 15, um dos debates discutirá o estágio atual e os principais desafios de PD&I nas empresas e a importância das redes de institutos de pesquisa e de tecnologia. A mesa redonda reunirá o ex-ministro de CT&I Sergio Rezende; o secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Rodrigues Elias; o diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Ronald Dauscha; o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), João Alziro Herz Jornada; o gerente executivo de Inovação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Jefferson Gomes; e o diretor do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Domingos Manfredi Naveiro. O moderador será o diretor-geral da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS), Carlos Alberto Aragão.

Também estão confirmadas as participações do representante do Instituto Fraunhofer no Brasil, Eckart Bierdümpel, e do mestre em administração e autor do livro “Gestão da Inovação na Prática”, Maximiliano Carlomagno, além de cases de sucesso de empresas que investiram em inovação.

Este ano, além do MCTI, da Finep e do CNPq, o evento contará com o apoio da Fundação de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Cientec); do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar); do Centro de Inovação Tecnológica – Venturus; do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital); do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec); do Instituto Eldorado; da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS).

As inscrições para estudantes, instituições associadas à ABIPTI, as associações nacionais de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) têm 50% de desconto nas inscrições. O formulário está disponível no site www.abipti.org.br/congresso2012.

Fonte: Portal ABIPTI

Voltar