Voltar
Publicado em: 29/06/2016 às 16:30

Conheça o projeto que utiliza jogos e simulação para treinamento policial

Por: Ascom/Fapesb

Capacitar, habilitar e aperfeiçoar a atuação de policiais militares em grandes eventos esportivos. Foi com este objetivo que pesquisadores da Universidade Estadual da Bahia desenvolveram um projeto que utiliza simulação e jogos de estratégia para aprimorar ações da Polícia Militar. A iniciativa recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) através do Edital 012/2013, que estimula o desenvolvimento de tecnologias inovadoras na área de segurança pública.

Segundo Alfredo Matta, coordenador do projeto, a aplicação gera dois impactos interessantes. O primeiro é para segurança pública, já que “está sendo desenvolvido um programa de alta tecnologia de simulação de casos e treinamentos para tomada de decisões dos policias militares”. O outro é a contribuição para os programas de pós-graduação dos pesquisadores envolvidos. “Estamos gerando publicações, patentes e registros de autoria com o que está sendo produzido no projeto”, conta.

A efetividade do treinamento militar se dá pela construção de competências cognitivas e funcionais no ambiente digital de Role Playing Game (RPG), que utiliza elementos lúdicos de jogos. A aplicação possibilita a simulação de casos e a vivência próxima a de contextos reais, para auxiliar a formação mediadores ou policiais com capacidade de tomar atitudes e decisões estratégicas em segurança pública, especificamente no policiamento de grandes eventos esportivos.

A proposta surgiu antes mesmo da abertura do Edital 012/2013. Foi a partir da tese de doutorado da pesquisadora Josete Bispo, que teve como temática o uso de simulações para a aprendizagem e treinamento de policiais militares. Ela conta que sua tese validou o projeto apoiado pela Fapesb: “Acabou que a tese nos direcionou para as novas demandas da polícia militar”, afirma.

Segundo Antônio Lázaro, pesquisador do projeto, há uma demanda para estender o uso da simulação em outros batalhões. “Seria muito interessante se cada batalhão conseguisse criar e adaptar o treinamento à própria necessidade”. Para o tenente-coronel Josehilton Martins, comandante do batalhão de Polícia Turística, o projeto é de extrema importância na formação de mediadores. “Com esse conteúdo nós podemos preparar melhor nossos policiais com um treinamento eficaz para novas aplicações”, destaca.

Voltar