Publicado em: 05/03/2015 às 21:01

Conselho Curador aprova nova diretoria da FAPESB

Foram aprovados nesta quinta-feira, 05/03, em reunião do Conselho Curador, os novos diretores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A direção geral da Fundação ficará sob o comando de Eduardo Santana de Almeida que, desde 2011, é membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação da Fapesb nas áreas de Computação e Engenharia, tendo sido nomeado Vice-Coordenador em 2014. Elias Ramos de Souza assumirá a Diretoria Científica. Lázaro Raimundo dos Passos Cunha, ficará responsável pela Diretoria de Inovação, e Cláudia Fiuza Amorim será a nova diretora Administrativo-Financeira.

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Salvador, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2003), doutor pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), (com período sanduiche na University of Mannheim), e Pós Doutor pelo Virginia Tech (2008), Eduardo Santana de Almeida possui uma extensa trajetória na área de TI, tendo sido coordenador do Mestrado em Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), durante o período de 2012 a 2014, e chefe do Departamento de Ciência da Computação em 2014. Atualmente, Eduardo é professor Adjunto III da UFBA, membro da Sociedade Brasileira de Computação, do comitê gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Engenharia de Software (INES) e membro sênior do IEEE e ACM.

Segundo Eduardo, a Bahia está em um momento de destaque na Ciência, Tecnologia e Inovação, e ele encara com otimismo os novos desafios: “Como diretor da Fapesb, espero contribuir principalmente com o avanço da pesquisa de qualidade, buscando cada vez mais apoiar os programas de Pós-Graduação, para atingir os níveis de excelência perante a CAPES”, disse. “Vamos tentar conversar com os coordenadores de programas, com as pró-reitorias, com os principais pesquisadores do estado, para entender a necessidade de todos esses atores, assim como o lado empresarial. Esperamos ao longo desse período avançar bastante na área de CT&I no estado”, completou.

O novo Diretor Científico, Elias Ramos, é o atual Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Bacharel e mestre em Física e doutor em Biofísica, Elias foi diretor de Inovação da Fapesb no período de 2007 a 2011. “Estou muito feliz em poder voltar à Fapesb. Já estive na Fundação por quatro anos como Diretor de Inovação e agora, como Diretor Científico, acho que terei uma experiência nova. Com o acúmulo dessas duas experiências poderei trabalhar fortemente na cooperação entre as universidades e as empresas no estado da Bahia”, afirmou.
Indicado para a Diretoria de Inovação, Lázaro Cunha é graduado em Engenharia Mecânica pela UFBA e mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Atuou como professor nas Faculdades de Tecnologia e Ciências FTC e União Metropolitana de Educação e Cultura UNIME. Atualmente, é Diretor de Projetos Especiais e Comunicação do Instituto Cultural Steve Biko. “A Fapesb é uma instituição fundamental para o estímulo à Ciência e Tecnologia, estratégica para o nosso desenvolvimento, e a Bahia é um estado que precisa muito desse desenvolvimento, tendo em vista as demandas e problemas sociais que estamos vivenciando”, afirmou. “Setores como a Ciência e Tecnologia podem agregar soluções para esses problemas, principalmente na perspectiva da geração de renda e empregos com qualidade.”

Cláudia Fiuza é graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Jorge Amado, com pós-graduação na UFBA em Gestão Contábil Tributária. Com experiência na área de auditoria, Cláudia assumiu, em 2009, a coordenação do setor de Controle Interno da Fapesb, responsável pelas análises de prestações de contas dos recursos repassados através dos editais da Fundação. “Acredito que minha indicação e aprovação sejam frutos do meu trabalho, orientando os pesquisadores, estando com eles no dia a dia”, disse.

O atual diretor geral da Fapesb, Roberto Paulo Machado Lopes, falou sobre os últimos cinco anos, em que esteve à frente da Fundação: “Ao longo desses cinco anos, demos prosseguimento à uma trajetória de crescimento da Fapesb. São ciclos que vão se agregando, com a contribuição de todos, e formando uma instituição que tende a ser cada vez mais grandiosa. Agradeço à equipe que muito me ajudou e saio com a sensação de dever cumprido”. Roberto Paulo disse que Eduardo e os demais diretores demonstram uma grande capacidade gerencial: “Tenho certeza que Eduardo dará a sua contribuição. Desejo sucesso à nova direção. Pelo currículo, pela vontade de trabalho, pelas políticas que eles já demonstraram, está claro que a intenção é crescer”.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado, Manoel Mendonça, nomeado em janeiro, afirmou que, juntamente com a Fapesb, tentará alinhar o máximo possível as políticas de fomento à CT&I com as políticas do estado da Bahia: “Tenho muita satisfação de estar aqui na Fapesb e tenho a esperança de que vamos trabalhar muito juntos e fazer um belo trabalho. A Fundação é o braço operacional das nossas políticas”.
Por: Lorena Bertino – Ascom/Fapesb

Foto: Lázaro Cunha, Cláudia Fiuza, Manoel Mendonça, Roberto Paulo e Eduardo Almeida