Publicado em: 16/12/2021 às 15:58

Conselho da Fapesb aprova possibilidade de complementação financeira para bolsistas

Conselheiros da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) se reuniram nesta quarta-feira (15) em mais uma sessão deliberativa do Conselho presidido pela secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro. Durante o encontro, o colegiado analisou e deliberou sobre ementas que atendem a solicitações de estudantes de pós-graduação, mestrado e doutorado. Entre as principais pautas estão a aprovação da possibilidade de complementação financeira para os bolsistas vinculados à Fundação, permitindo que eles possam conseguir trabalhos remunerados nas suas áreas de estudo.

A secretária Adélia Pinheiro enfatizou a importância de avançar num regramento que reconhece ser estratégico e positivo que um mestrado ou doutorando possa assumir vínculo que tenha relação com a sua pesquisa, de forma que esteja autorizado pelo orientador e seu programa de pós-graduação. “Formar mestres e doutores é um indicador de desenvolvimento e de vitalidade da produção do conhecimento e tecnologia, então, se o mestrando ou doutorando assume um vínculo no seu campo de estudo, quer dizer que nós já estamos, mesmo durante o curso, colhendo os melhores resultados dessa formação, desse investimento público”, comemorou.

Além da aprovação de complementação financeira para os pesquisadores, o Conselho aprovou também a resolução que permite o pagamento de bolsa no exterior em moeda estrangeira, que até então era feito apenas em moeda nacional. “Nós buscamos alinhar os interesses dos estudantes e as reivindicações que os seus representantes nos trouxeram ao longo das reuniões que tivemos em 2021. Estamos confiantes que conseguiremos melhorar as condições de estudo dos mestrandos e doutorandos vinculados à nossa Fundação”, disse Márcio Costa, diretor geral da Fapesb.