Voltar
Publicado em: 05/08/2011 às 19:19

Diretor Geral do CETENE realizou palestra na FAPESB

Por: Ascom/Fapesb

A FAPESB sediou na última quarta-feira, 03/08, palestra sobre o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste – CETENE. O evento foi apresentado pelo Diretor Geral Regional do Centro e professor da UFBA, André Galembeck.

Atualmente, a CETENE conta com uma equipe de 148 colaboradores, cujo objetivo é desenvolver e inserir inovações tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste brasileiro. Galembeck ressaltou o interesse em manter o equilíbrio entre o número de servidores públicos, bolsistas e prestadores de serviço na equipe.

Após apresentar a instituição, o palestrante falou sobre suas principais áreas de atuação: Biotecnologia; Nanotecnologia e Microeletrônica. Foram apresentados alguns dos principais trabalhos em inovação realizados em seus laboratórios, como o cultivo de espécies geneticamente melhoradas que vem sendo trabalhado na Biofábrica. Lá os pesquisadores utilizam técnicas de engenharia genética de plantas, reprodução e clonagem de espécies animais e vegetais. “A vantagem de trabalhar na Biofábrica é que lá podemos clonar uma espécie, o que facilita a produção em escala comercial”, disse. Na Biofábrica também são desenvolvidas pesquisas sobre biocombustíveis, com o objetivo de contribuir com o crescimento econômico nordestino e gerar base de conhecimento para a prevenção no caso de crises energéticas.

Na Microeletrônica, Galembeck apresentou o Laboratório para Integração de Circuitos e Sistemas – LINCS que desenvolve produtos de qualidade e oferece treinamento de pessoal para atuar na área. Em seguida, o professor mostrou como o CETENE vem realizando pesquisas em seu Laboratório Multiusuário de Nanotecnologia, financiado pelo MCT. Galembeck falou sobre a Rede NANOCETENE, que busca mapear competências para ajudar na resolução de problemas. A Rede integra 27 laboratórios, 12 instituições, seis estados do Nordeste e 100 pesquisadores-doutores.

Ao final da palestra, Galembeck abriu espaço para discutir sobre os temas apresentados e tirar dúvidas do público, que contou com a presença do Diretor Geral da FAPESB, Roberto Paulo Machado Lopes, do Diretor Científico, Eduardo Nagib Boery e do Diretor de Inovação, Antônio Renildo Santana Souza.

Fonte: ascom.fapesb

Voltar