Voltar
Publicado em: 18/05/2011 às 17:02

Diretores da FAPESB realizam visita à INCUBATEC

Por: Ascom/Fapesb

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB realizou na manhã da última quarta-feira 11.05.2011 uma visita à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – INCUBATEC para conhecer as instalações, empresas incubadas e atividades desenvolvidas em quase dois anos do processo de revitalização da incubadora, fruto de projeto aprovado em edital lançado em 2009 pela Fundação.

A FAPESB foi representada pelo seu Diretor Geral, Roberto Paulo Machado Lopes, pelo Diretor e Técnicos da Diretoria de Inovação, Elias Ramos de Souza, Vívian Alves, Luciana Menezes, Leila Bastos e Ana Luci, e pelo técnico do Controle Interno, Edlaudo Assis. A comitiva foi recebida pelo gestor da INCUBATEC, Leonardo Dell’Orto, que apresentou a estrutura e transformações do programa de incubação de empresas criado em 1993 pelo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento – CEPED. As atividades desenvolvidas no processo de revitalização da incubadora foram destaque da apresentação da INCUBATEC à FAPESB durante esta importante visita. O projeto em questão tem apoio da Fundação com recursos do Programa Empreende Bahia, através do “Edital de Apoio a Incubadoras de Empresas”. Seus recursos viabilizaram a reforma da estrutura física da incubadora, aquisição de equipamentos, contratação de bolsistas, entre outros.

Na INCUBATEC, os representantes da FAPESB puderam conhecer o resultado dos esforços da sua equipe gestora na difusão da cultura empreendedora e da inovação, prospectando novas ideias e potenciais empreendedores. Avaliar as propostas, acompanhar e orientar o desenvolvimento dos planos de negócios, e outras formas de acolher os empreendedores são apenas algumas formas que a incubação de empresas atua, e estes são passos fundamentais para fortalecer as empresas de base tecnológica no estado, atrair investimentos, estimular a pesquisa, impulsionar a interação entre universidade e empresas, gerar patentes, consolidar a produção e, consequentemente, promover a melhoria da qualidade de vida da região por meio da geração de postos de trabalho e renda. A INCUBATEC possui hoje sete empresas incubadas, com potencial para acolher mais empreendimentos residentes ou não-residentes.

Tour no CEPED

Na oportunidade, a comitiva visitou também os módulos para instalação das empresas da incubadora e os empreendimentos já estabelecidos, bem como os principais setores e laboratórios do CEPED. Os visitantes conheceram a equipe e o acervo da biblioteca, composto por mais de 40 mil títulos e importantes publicações na área de ciência e tecnologia, e interagiram com técnicos acerca dos processos e equipamentos usados nas análises e testes dos vários laboratórios acreditados para a realização de ensaios químicos, microbiológicos, físicos, ambientais e calibrações. O grupo ainda foi contextualizado acerca dos diversos serviços tecnológicos prestados pelo CEPED às instituições públicas e particulares da Bahia e outros estados. Este serviços também encontram-se à disposição das empresas aprovadas no processo de incubação de empresas da INCUBATEC, favorecendo o aprimoramento de seus protótipos e produtos até que a empresa seja graduada.

Fonte: Ceped BA

Voltar