Publicado em: 12/11/2010 às 15:03

Diretoria da Fapesb reúne-se com Pró-reitores de Pós-Graduação das IES baianas.

Os Pró-reitores de Pós-Graduação das Universidades baianas e das Instituições de Ensino Superior (IES) reuniram-se com a diretoria da Fapesb, no dia 10 de novembro para discutir propostas de apoio à programas do MINTER/DINTER (Projetos de Mestrado Interinstitucional e de Doutorado Interinstitucional) e ampliação das cotas de Bolsas de Mestrado e Doutorado.
As discussões decorrem da perspectiva da CAPES de retomar as avaliações de mérito das propostas dos programas interinstitucionais.
Sob o ponto de vista da Fapesb são altamente positivos os resultados obtidos na qualificação de docentes das IES estudantis pelos mestrados e doutorados interinstitucionais implementados em parceria com a CAPES, com recursos financeiros da FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa do país); esta alternativa, além de eficaz, tem se revelado mais econômica para as FAPs de que outras similares para o mesmo objetivo.
As fundações de amparo à pesquisa do país têm sido demandadas para pela CAPES a continuar apoiando projetos dessa natureza, uma vez que os estágios diferenciados da qualificação docente das IES Estaduais que possuem elevados encargos com o ensino superior.