Voltar
Publicado em: 22/12/2011 às 17:06

Diretoria de Inovação da FAPESB realiza Encontro de Avaliação e Planejamento

Por: Ascom/Fapesb

No último dia 21/11, a Diretoria de Inovação (DI) da FAPESB, realizou o I Encontro de Avaliação e Planejamento, para discutir suas experiências e os desafios para 2012. A discussão teve como base a centralidade da inovação em face das novas políticas públicas federais a partir do Plano Brasil Maior e da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2011, destacou-se no Estado a atração de empresas e instituições para o Parque Tecnológico da Bahia, a ser inaugurado no início de 2012.

Com os dados dos últimos cinco anos, a DI constatou que a FAPESB vem consolidando de forma significativa sua reputação no fomento e apoio à inovação na Bahia, considerando-se o elevado volume de recursos mobilizados para atender a crescente demanda de empresas e instituições científicas e tecnológicas. A FAPESB está presente em quase todos os projetos de inovação no Estado.

Segundo o Diretor de Inovação, Antônio Renildo Souza, as atividades da academia e da empresa possuem dinâmicas diferentes. “A missão de incentivo da inovação tem sua natureza e características específicas, distintas, próprias, que não se confundem com o tradicional apoio ao trabalho acadêmico”, disse. “A inovação tecnológica, sem prejuízo da valiosa interação com a universidade, está centrada na empresa e no mercado, com novos produtos, serviços e processos”, explicou. Além da competitividade empresarial, Renildo destacou o papel da inovação para o desenvolvimento de tecnologias sociais e ambientais.

Entre 2007 e 2011, foram apoiados 185 projetos em chamadas públicas para empreendedorismo, incubadoras tecnológicas, temas estratégicos (onde se destacam as pesquisas em biotecnologia), concursos de ideias inovadoras e organização de eventos. Em 2011, os incentivos à inovação nas empresas representaram desembolsos de R$ 6,6 milhões, com participação da FINEP. Os apoios às pesquisas e transferências de tecnologias em projetos de áreas sociais mobilizaram mais de R$ 4 milhões, destacando o edital de grupos produtivos urbanos e rurais, dentro do Programa Vida Melhor, do Governo do Estado. Continuando o pioneirismo da FAPESB, foi lançado em 2011, o primeiro e único edital de apoio à pesquisa de Indicação Geográfica (IG), no âmbito das FAPs no Brasil.

Na estratégia para 2012, contemplou-se a necessidade de se elevar a atenção sobre incentivos para a expansão de firmas inovadoras no Estado, apoio às iniciativas no Parque Tecnológico e articulação entre os programas da FAPESB e o Inovatec, da SECTI. No âmbito social, a DI pretende, em 2012, lançar editais para pesquisas nas áreas do semiárido, pesca e aquicultura e reciclagem do lixo, além de outras iniciativas com a SETRE e a SEDES. Todos os editais de inovação (em competitividade empresarial, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo e tecnologias sociais e ambientais) deverão ser lançados até o final de abril de 2012.

Fonte: ascom.fapesb

Voltar