• LANÇAMENTO:

DIRETRIZES ESPECÍFICAS DA FAPESB – EDITAL GCUB International Mobility Program – GCUB-Mob

Apresentação

Diretrizes Específicas da FAPESB - Edital GCUB – MOB No01/2023 – Programa de Mobilidade Internacional do GCUB (GCUB-MOB)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB, em conjunto com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - CONFAP, no âmbito do Memorando de Entendimento para Desenvolvimento de Atividades Direcionadas à lnternacionalização Acadêmica – CONFAP/GCUB -Grupo de Cooperação Internacional das Universidades Brasileiras, adere ao Edital GCUB – MOB No01/2023 - Programa de Mobilidade Internacional do GCUB.

O referido Edital destina-se à concessão de bolsas para estudantes internacionais que manifestem interesse em cursar mestrado ou doutorado em universidades públicas localizadas no estado da Bahia, associadas ao GCUB, e possuem a seguinte disposição:

Instituição Mestrado Doutorado Total
UFBA 1 1 2
UFOB 2 2
UFSB 1 1 2
UNEB 2 2
UESB 1 1 2
UEFS 1 1 2
UESC 1 1 2

I - O apoio da FAPESB ao referido Edital se dará por meio da concessão de:

• 07 (sete) Bolsas de Mestrado;

• 07 (sete) Bolsas de Doutorado;

• Auxílio Instalação, no valor de 02 (duas) mensalidades da modalidade da bolsa concedida para o candidato selecionado;

• Seguro de Vida a partir do 3º mês da estadia do estudante no Brasil até a conclusão do curso.

II - Os candidatos selecionados deverão obedecer ao disposto nas Resoluções No002/2022 e No 002/2023 do Programa de Bolsas e no Manual do Pesquisador Outorgado da FAPESB.

III - A FAPESB contemplará os 07 (sete) primeiros colocados em cada uma das modalidades de Bolsa oferecidas.

IV - O apoio da FAPESB será concedido através da Dotação Orçamentária: 19.573.301.5418 - Apoio à Formação na Área de Ciência, Tecnologia e Inovação; Fonte: 100; Unidade Orçamentária: 28.201, definidos na Programação Orçamentária e Financeira para os exercícios de 2024 e subsequentes.

V - Para maiores informações os pesquisadores interessados deverão acessar:

• O Edital GCUB- MOB No 01/2023, disponível em: Call for Application GCUB-Mob 001/2023;

• O Regulamento Interno da FAPESB,que trata do Programa de Cooperação Internacional,disponível em:https://www.fapesb.ba.gov.br/download/regulamento-interno/?wpdmdl=17477;

• As Resoluções No 002/2022 e No 002/2023 do Programa de Bolsas da FAPESB.

VI- Após a indicação dos estudantes selecionados no Edital GCUB - MOB No 01/2023 pelo CONFAP, a FAPESB entrará em contato com os mesmos, para disponibilização do link do Formulário de Bolsa de Mestrado ou Doutorado a ser preenchido e repassar as demais orientações necessárias para a implementação do benefício.

Salvador, 30 de junho de 2023.

Handerson Jorge Dourado Leite

Diretor Geral