Publicado em: 14/12/2022 às 17:18

Economia do Hidrogênio Verde na Bahia ganha reforço das Instituições de Ciência e Tecnologia

Memorandos de entendimentos foram assinados por 10 instituições

Foi assinado nesta quarta-feira (14), Memorandos de Entendimentos entre Reitores e representantes de 10 Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), André Joazeiro e o secretário executivo da Comissão Especial do Plano Estadual para a Economia do Hidrogênio Verde e coordenador de Fomento à Indústria de Energias Renováveis, Roberto Fortuna. As instituições vão apoiar no desenvolvimento de inovações tecnológicas, aprimoramento de processos industriais, qualificação profissional e formação de novos pesquisadores no âmbito das universidades e das empresas. As assinaturas ocorreram no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

O secretário da Secti, André Joazeiro, destaca que esse investimento energético é fundamental para o crescimento econômico do estado nos próximos anos. “O Hidrogênio Verde é o futuro energético da Bahia e da indústria do Estado. O desenvolvimento dessa tecnologia com baixo custo vai dinamizar de novo a nossa indústria, vai promover uma transformação energética no nosso parque industrial e vai dinamizar, em termos de receita e de produção, vendas para o exterior. É um projeto que hoje é o mais estratégico que existe para nossa indústria e desenvolvimento da Bahia”, diz.

“A relação das universidades com o governo e com as empresas são fundamentais para aprimorar a economia para Hidrogênio Verde a partir de inovação, desenvolvimento de processos e qualificações de pessoas. Esse apoio faz com que a economia de hidrogênio se torne mais sólida, competitiva e sustentável, se implantando com toda a qualidade, a competitividade e a estruturação necessária para ela ter fôlego no longo prazo. A partir desses memorandos, nós vamos ter como articular e atender com soluções devidas e necessárias os problemas, os percalços e todas as necessidades das empresas que se implantarem na Bahia para desenvolver seus projetos de hidrogênio e derivados”, declara Fortuna, secretário executivo da comissão.

Para Olívia Oliveira, coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA, o protocolo une as instituições acadêmicas. “A assinatura desse acordo, junto ao Governo do Estado, coloca todas as universidades que aqui estão em um pé de igualdade para trilhar passos futuros”, afirma. Já Jailson Bittencourt, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa do Senai/Cimatec, ressalta o potencial do estado. “Na era da descarbonização, o Hidrogênio Verde é a questão do futuro. São vários desafios para chegar no hidrogênio verde, mas a Bahia tem tudo para ser uma das pioneiras do Brasil, já que o estado é pioneiro em desafios passados”.

Hidrogênio Verde

O governo do Estado lançou o Plano Estadual para Economia de Hidrogênio Verde (H2V), instituído pelo Decreto nº 21.200 de 2 de março deste ano. A Comissão Especial é composta por representantes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, que a preside e exerce a função de Secretaria Executiva; do Meio Ambiente (Sema); Inema; Secti e Infraestrutura (Seinfra).

A Comissão é estruturada em quatro Subcomissões, a de Desenvolvimento de Mercado, liderada pela SDE, a de Ciência, Tecnologia e Inovação, liderada pela Secti, a de Meio Ambiente e Sustentabilidade, liderada pela Sema, e a de Infraestrutura, liderada pela Seinfra.

14/12/2022
Assessorias de Comunicação SDE/Secti