Publicado em: 24/01/2017 às 10:12

Editais da Fapesb são apresentados ao pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação da Ufba

O pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação e de Ensino de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia, Prof. Olival Freire recebeu nesta segunda-feira (23), representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). A equipe apresentou ao pró-reitor detalhes sobre o prêmio Bahia Pela Diversidade – Edição Mulheres nas Ciências e o edital Diversidade e Inclusão na Ciência.

O edital Mulheres nas Ciências visa premiar pesquisadoras renomadas que atuam no Estado da Bahia nas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Biológicas. Ao todo serão premiadas seis pesquisadoras nas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Biológicas. Os prêmios variam de R$5 mil a R$ 15 mil. Já o Programa de Desenvolvimento e Engajamento Profissional: ‘Diversidade e Inclusão na Ciência’, que vai conceder bolsas de mestrado no Reino Unido, incluindo a participação de grupos sub-representados, como mulheres e minorias étnicas, nas áreas de ciência e inovação no Brasil.

Durante a conversa, o professor Olival destacou a importância das ações da Fundação para o desenvolvimento da ciência. “Desde que nós recebemos a notícia do prêmio para mulheres na ciência nós achamos extremamente importante e iniciamos de imediato a divulgação. É um prêmio que tem sintonia com que a Ufba vem fazendo. Mas o que há de comum esse esforço é a necessidade de criarmos condições mais favoráveis a camadas, hoje sub-representadas nas ciências, que mulheres, negros, índios tenham maior participação na pesquisa e pós-graduação. A nossa convicção é quem vai ganhar com isso é a própria ciência”.