Publicado em: 20/06/2011 às 16:44

Editais destinam mais de R$ 30 milhões para projetos de pesquisa e inovação

Seis editais foram lançados pelo governador Jaques Wagner nesta segunda-feira (13), na Governadoria, destinando mais de R$ 30 milhões para apoio ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação na Bahia, contemplando iniciativas de empresários e pesquisadores baianos. Para se inscrever num dos editais, os interessados devem consultar o portal Fapesb já a partir desta terça-feira (14).

Os editais fazem parte da parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Os recursos serão disponibilizados pelos programas de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe) Integração, Fapesb-Braskem/Ideom, Apoio a Projetos em Temas Estratégicos, Popularização da Ciência (Popciências), Pró-Pesquisa e Concurso Ideias Inovadoras 2011.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, somente para o Pappe Integração serão disponibilizados mais de R$ 17 milhões. Segundo ele, o edital visa financiar projetos de inovação tecnológica de processos, produtos ou serviços oriundos de microempresas e empresas de pequeno porte sediadas na Bahia. Os projetos apoiados por esse edital são os relacionados, principalmente, à realização da Copa 2014, destaca Câmera.

Outro edital é o de Apoio a Projetos em Temas Estratégicos destinado a ações de desenvolvimento tecnológico, ou inovação, em áreas de conhecimento consideradas estratégicas para a Bahia e articuladas com o Parque Tecnológico de Salvador (Tecnovia), além de setores produtivos e de serviços intensivos em tecnologia. Para esse edital, a Fapesb disponibilizará R$ 5 milhões.

Para o diretor-geral da Fapesb, Roberto Paulo Machado Lopes, a expectativa é que, até o final do ano, sejam disponibilizados R$ 90 milhões para o fomento à pesquisa no estado. “Com esses editais, estamos consolidando e expandindo a nossa base científica, além de dar grande passo nas pesquisas voltadas à inovação. Avançamos muito na ciência e tecnologia. Agora queremos desenvolver mais projetos na área de inovação”.

Ideias inovadoras

O Concurso Ideias Inovadoras 2011 se insere no Programa Empreende Bahia, promovido pela Fapesb, e é desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Serão premiadas quatro categorias – Graduandos e Pós-Graduandos Lato Sensu, Pós-Graduandos Stricto Sensu, Pesquisadores e Inventores Independentes.

Os objetivos principais são disseminar a cultura do empreendedorismo no estado, promover a participação da comunidade acadêmica, pesquisadores e inventores independentes em ações de empreendedorismo, e incentivar o desenvolvimento de ideias inovadoras, reconhecendo, premiando e divulgando as iniciativas.

Fonte: Secom